quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

Literatura Regional


Não podemos negar a contribuição inegável dos clássicos da literatura universal e nacional, mas não podemos desconhecer os nossos escritores regionais até como fortalecimento de nossa identidade cultural e nos sentirmos como sujeitos co-participantes da nossa história.
Foi assim que há alguns anos atrás tomamos contato com nossos autores regionais , dentre eles: Emerson Monteiro,( Cinema de Janela) e Roberto Jamacaru,( Viagem a Uma Estrela).
Introduzimos o gênero crônica em turmas do ensino médio pelo fato de ser um gênero retirado do nosso cotidiano e como tal mais fácil de ser compreendido.
Logicamente, mais tarde introduzimos outros autores e gêneros de superestrutura mais complexas.
Cinema de Janela de Emerson Monteiro, escritor cratense é uma obra constituída de crônicas na qual o autor retira de suas memórias lembranças vivenciadas em sua infância pelas ruas do Crato, na bagaceira dos engenhos , enfim nos reporta às nossas lembranças.Afinal, quem nunca sentiu o cheiro do bagaço da cana, as peraltices de criança em cima dos muros das casas de uma pequena cidade do interior?
Viagem a Uma Estrela de Roberto Jamacaru, também escritor cratense é uma obra constituída de crônicas na qual o escritor mais uma vez vai buscar em sua memória histórias vivenciadas nas ruas de Crato.Afinal, quem nunca morreu de medo assistindo à Monga, espetáculo que estava e está presente todos os anos no parque durante a expo-Crato? e Roberto mais do que ninguém nos faz sentir a delícia de termos sido criança numa época marcada pela inocência e pelas brincadeiras pueris.
Portanto, delicie-se com os clássicos, mas não deixe de conhecer nossa cultura regional,pois ela é digna de nota!

Por Laice Almeida

Nenhum comentário: