quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

Refletindo Sobre Perdas


Há alguns anos atrás tive meu primeiro contato com a escritora Elizabeh Kübler Ross, Morte o Morrer a qual deixou-me bastante curiosa, pois ela fazia uma nova abordagem sobre a morte de uma forma que nos trazia um novo aprendizado. Ela é médica, psiquiatra e durante sua vida teve uma experiência com pacientes terminais que a fez ver a vida sob um ângulo diferente e essa nova abordagem nos é repassada, através de seus livros.
Posteriormente, li da mesma autora A Roda da Vida e novamente ela deixou-me grandes reflexões sobre o sentido da vida.
Ultimamente li Os Segredos da Vida e mais uma vez adorei suas indagações.
Agora, através de minha filha que está fazendo Gerontologia em Fortaleza tive contato com a Tanatologia,através do professor Aroldo Escudeiro que é mestre em Tanatologia e despertou seu interesse em vir criar um pólo de Tanatologia aqui no cariri.
Bom, e qual seria a proposta? Um curso de pós-graduaçõa on-line. Nós teremos um encontro mensal para as avaliações.
Logicamente nesse curso iremos estudar tudo aquilo que se refere à morte: processo de luto, lutos mal resolvidos, os aspectos jurídicos,enfim o tanatólogo irá atuar como conselheiro nas situações de perdas; na família, na comunidade, enfim onde se fizer necessário É Claro que o psicólogo atua diretamente, mas todos os profissionais lidam direto ou indiretamente com a temática; daí ser do nosso intersse que tenhamos em nosso grupo: médicos, advogados, enfemeiros, fisioterapeutas, educadores;etc .
Quem tiver interesse em participar desse grupo entre em contato com a rede nacional de Tanatologia e faça sua inscrição.
http://www.redenacionaldetanatologia.psc.br/


Por Laice Almeida

Nenhum comentário: