sexta-feira, 28 de março de 2008

Pense antes de publicar




Hoje encontrei um vídeo no YouTube que já tinha visto um tempo atrás e achei muito interessante. É um vídeo de uma campanha publicitária alertando aos jovens sobre o perigo de expor informações íntimas na Internet.

Com a popularização de orkut, blogs, youtube, entre outras milhares de redes de relacionamentos cada vez mais as pessoas estão divulgando informações pessoais na Internet. Estas não imaginam o perigo que pode haver com a exposição destas informações.

Só exemplificando como as informações podem ajudar pessoas más intencionadas. O caso do orkut, você pode colocar seus gostos, nome, lugar que estuda, trabalha, fotos e centenas de informações pessoais que podem ser colhidas através de suas comunidades. Então um sujeito mal intencionado com estas informações em mãos pode se aproximar de você já tendo um conhecimento de suas preferências: do que você gosta de comer, ler, assistir, para onde você gosta de ir, etc.

As informações digitais possuem a característica de "reproducibilidade", ou seja, ela é facilmente reproduzível (o famoso copiar e colar). Uma informação que é enviada para a Internet foge de quem a envia, podendo ter uma propagação exponencial.

Por exemplo, uma fotografia que é colocada no orkut ou em um blog pode ser copiada por qualquer pessoa em qualquer lugar do mundo. Só fazendo um cálculo, se cada pessoa tiver 20 amigos na lista de contatos de email e cada uma pessoa dessas encaminhar um email com sua fotografia para sua lista de amigos, quando os amigos dos amigos de seus amigos tiverem encaminhado já se totalizará 8 mil pessoas com suas fotografias. Portanto, cuidado na hora de publicar seus arquivos pessoais na internet, seja uma fotografia, um vídeo ou até informações sobre você.

Por Yuri Lacerda

Nenhum comentário: