quinta-feira, 24 de abril de 2008

90 anos de Dr. Antônio Tavares

Hoje está completando 90 anos Dr. Antônio Tavares. Nós do Blog Farias Brito desejamos muitas felicitações a este grande cidadão caririense. Segue abaixo uma breve biografia e um depoimento do amigo Dr. Iari Lacerda.

Muitas felicidades Dr. Antônio,

Yuri Lacerda

Administrador do Blog Farias Brito

Biografia de Dr. Antônio Pires Tavares

Antonio Pires Tavares é filho de Martinho Pires Tavares e Diolina da Glória Araruna. Irmãos Maria Tavares Araruna, Idalina Tavares Araruna, Francisca Tavares Araruna, Edite Tavares Araruna, Zélia Tavares Araruna, Terezinha Tavares Araruna, José Tavares Araruna e Estela Tavares Araruna.

Antônio Pires Tavares, nasceu em Missão Nova-CE, no dia 24 de Abril de 1918.

A vida educacional e profissional foi marcada por lutas e sofrimento. Iniciou sua vida escolar nas escolas públicas de Missão Nova-CE, Missão Velha-CE, no gionásio do Crato-CE, Colégio Castelo Branco e no Liceu do Ceará.

Certo das limitações de seu meio, partiu muito jovem, para o Norte do País, Belém do Pará, sem contar com ninguém e sem outros recursos que não o seu caráter, força de vontade e preparo intelectual. Pois conhecidos são a inteligência, e o empenho, o despreendimento que aplicava em seus trabalhos. Perseguia-o o ideal de ser médico, mas o destino o colocou no ideal de Cirurgião Dentista, profissão que desempenhou com competência, amor e responsabilidade durante 50 anos, nas cidades de Missão Velha, Jardim, Granito-PE, Caririzinho-PE, Sítio dos Moreiras-PE e Crato-CE. Foi Supervisor Regional de Saúde em diversas cidades da região do Cariri no total de 28 municípios, antes da sub divisão dos municípios da região do Cariri. Dr. Antônio Tavares como é conhecido é formado em Cirurgião Dentista pela Universidade de Belém do Pará no ano de 1944.

Dr. Antônio foi casado com a professora Maria Celme Novais Tavares da cidade de Jardim-CE, teve 6 filhos, Maria Ceulia, Antônio Célio, Francisco, Maria Zita e Maria Célia, teve 15 netos, conviveu uma vida conjugal e harmoniosa durante 51 anos é modelo de equilíbrio, sobriedade e firmeza, virtudes que, a par de extraordinário bom senso e fino discernimento permitiram-lhe orientar para a vida seus descendentes. Ficando viúvo, contraiu 2ª núpcias com a professora Lúcia Maria de Oliveira Castro Pires Tavares.

Dr. Antônio trabalhou em seu consultório odontológico na cidade de Crato-CE durante 33 anos. É funcionário público aposentado, trabalhou na 3ª DERES Crato-CE, Posto de Saúde e Policlinica Cirandinha.

Participou de vários congressos, simpósios de saúde pública realizados sob égide da Associação Brasileira de odontologia e da Secretaria de Saúde do Estado do Ceará. Fez curso em Pernambuco, sob a coordenação da SUDENE.

Dr. Antônio, como é conhecido por todos é pessoa querida, respeitada e admirada por uma legião de amigos que conquistou ao longo de sua vida. É um exemplo de vitalidade, perseverança, experiência de vida e vontade de viver, admira à vida vivendo cada minuto com lucidez, amor e alegria, tem uma vida social ativa, participa de várias entidades, gozando de uma boa convivência entre familiares e amigos.

Homenagem aos 90 anos de vida

Dr. Antônio Tavares eu conheci dois: o primeiro, quando era criança, meu vizinho na rua D. Quintino em Crato. Todos os dias nos encontrávamos; ele saia para o trabalho e eu e meus irmãos para o colégio. Sempre alegre nos dizia: "o estudo é a melhor maneira de vencer na vida". O segundo Dr. Antônio, o colega que, enquanto exerceu a profissão, via a odontologia como uma religião.

A seriedade e honestidade nos trabalhos; a habilidade nas cirurgias e a caridade com os pobres eram seus dogmas.

Antônio, o colega que não media esforços para educar seus seis filhos. Atravessava noites em seu consultório na Av. Duque de Caxias e depois, na Tristão Gonçalves, no Palácio do Comércio, tendo sua primeira esposa D. Celme, como secretária.

Sempre à tarde, após o expediente nos encontrávamos na Praça Siqueira Campos. Ele, Dr. Francisco Parente e eu. Ali recebíamos verdadeiras lições de vida, ministradas por aquele que teve uma vida profissional muito difícil. Inicialmente, viajando em lombo de cavalo, depois de Jipe sob o sol e chuva.

A broca para remoção de cáries era movida a pedal. Finalmente, chegou a evolução e Antônio se adaptou com maestria à broca turbinada e as resinas foto-polimerizáveis.

Estes foram os Antônios os quais tive a felicidade de conhecê-los e conservá-los como amigo e mestre, durante todo esse tempo. E hoje, comemorando seus noventa anos, casado com a professora Lúcia Castro guarda a mesma seriedade, honestidade e amizade a todos que o conhecem. Feliz 90 anos!

De seu amigo,

Iari Lacerda

2 comentários:

laice disse...

Acompanhando a trajetória de Dr. Antônio, atraves da amizade de meu esposo: Iari Lacerda pude ver como este homem é um cidadão, íntegro e amigo.Um excelente :pai, esposo, amigo e profissinal.
Nada mais justa e sincera essa homenagem dedicada a ele em seus noventa anos!
Parabéns! Dr. Iari por seu grande testemunho da vida desse homem simples e grande.

Dr. Cazuza disse...

Dr. Antônio Tavares chegar aos 90 anops é motivo de alegria para todos nós. Nós fariasbritenses sentimos honrados por esta data. Quando Supervisor Regional de Saúde da Região do cariri soube bem acompanhar este município na implantação das políticas públicas de saude.Parabéns Dr. Antônio tavares por comemorar com seus colegas,parentes e amigos esta importante data - 90 anos.
CAZUZA