sábado, 31 de maio de 2008

Dia de Campo de Milho
























A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará-EMATERCE realizou neste dia 31 de maio, pela manhã, Dia de Campo de Milho, no Sítio Boa Vista, de propriedade de Francisco Mendes do Nascimento - Tico de Inocêncio, distrito de Quincuncá, município de Farias Brito.

Na área de 1,0 ha de milho foram utilizadas técnicas simples, de baixo custo para o pequeno produtor rural, quais sejam: semente híbrida distribuída pelo Governo do Estado através do Programa Hora de Plantar e adubação orgânica com esterco de gado existente na própria propriedade do produtor.

O custo do saco de milho produzido foi de R$ 11,00.O saco de milho hoje é vendido a R$ 20,00 o que deixa uma boa márgem de lucro ao produtor.

O maior motivo da redução do custo do saco do milho foi a assistência técnica contínua prestada pelo Agrônomo Hernane Rocha da EMATERCE e do Agente Rural Anselmo da Prefeitura Municipal de Farias Brito.

Estiveram presente na solenidade um número expressivo de agricultores da Serra do Quincuncá e diversas autoridades: Prefeito Municipal Dr. José Maria, Vice-Prefeito Roberto Rodrigues, Gerente Regional da EMATERCE Adonias Sobreira, Gerente da EMATERCE Crato Moliterno, Técnicos da EMATERCE: Junival Saraiva, Adriano Pinheiro, Martinez, Elcileide e diversos Agentes Rurais. Os Secretários Municipais de Agricultura de Altaneira e Nova Olinda, além do Sr. João Frutuoso de Farias Brito estiveram presentes ao evento.

O sanfoneiro da Vila Umari, distrito de Quincuncá alegrou aos presentes com músicas regionais.

Os presentes saborearam comidas típicas, todas à base de milho, incluindo sorvetes, pamonhas e outras.

O Dia de campo teve o apoio da Prefeitura Municipal de Farias Brito/Secretaria Municipal de Agricultura, Banco do Nordeste e Sindicato dos Trabalhadores Rurais-STR.

A noite na sede do distrito acontecerá o concurso para escolha da Rainha do Milho além de festa dançante apartir das 22 horas.





3 comentários:

Taciano Pinheiro disse...

Parabéns pela cobertura.

Unknown disse...

Ei, Tarciano como faço pra postar as fotos do dia do desafio em Farias Brito.

Taciano Pinheiro disse...

Kairo, envia um e-mail para contato@blogfariasbrito.com, que eu te adiciono como colaborador. Ou então envia as fotos que eu posto aqui.