terça-feira, 3 de junho de 2008

Infra-estrutura do Ceará é tema de audiência pública em Farias Brito

Nesta segunda-feira (02/06), o município de Farias Brito, região do Cariri, foi sede da administração estadual. Na solenidade de instalação do Governo do Ceará na Minha Cidade, o governador Cid Gomes, acompanhado dos secretários: Adail Fontenele, representante da pasta da infra-estrutura; Joaquim Cartaxo, da Secretaria das Cidades; e do superintendente do Departamento de Edificações e Rodagem - DER, Quintino Vieira, participaram de uma audiência pública com a população local. O tema do encontro foi "A Infra-Estrutura do Estado do Ceará". Na ocasião Governador e secretários de Estado responderam questões referentes ao setor. "Este é um espaço de interação onde os cidadãos podem esclarecer suas dúvidas e encaminhar suas solicitações", confirmou o Governador.

Na solenidade Cid Gomes falou da importância que a infra-estrutura tem no desenvolvimento socioeconômico dos estados e consequentemente do país. "Este é um tema bastante amplo e com várias frentes, onde água, energia, estradas (rodovias e ferrovias), portos, entre outros, representam a mola-mestre para esse desenvolvimento", disse.
Na ocasião ele respondeu perguntas com os seguintes temas:

Estradas
O Governador colocou que sua administração deverá, até 2010, restaurar cerca de 1000 km de estradas, além de construir mais 500 km de novos trechos, interligando municípios do interior.

Água
Por sua relevância, Cid Gomes confirmou que hoje o Estado conta com 17 trilhões de m³ de água em seus reservatórios, mas ainda em 2008 esse número deverá aumentar devido a construção de novos açudes. "Com a parceria do Governo Lula, vamos construir um total de 100 mil cisternas, através do Projeto São José".

Saneamento Básico
Confirmando que em todo Estado apenas 40% dos domicílios são atendidos com rede de esgoto, o Governador reafirmou o compromisso de que para os próximos anos ampliará em mais 20% os índices.

Portos
Gerenciado pela Ceará Portos, o Porto do Pecém historicamente sempre foi deficitário com relação aos lucros. Cid Gomes confirmou que a partir de dezembro de 2007, o Porto tem obtido números positivos em seus ganhos.

Produção
Durante a instalação do Governo em Farias Brito, o Governador também realizou algumas ações no município. Beneficiado pela entrega de um dos cinco tanques de resfriamento de leite, Raimundo Cícero da Silva, 36 anos, disse que o benefício deve aumentar sua produção, bem como sua capacidade de concorrer no mercado. "O tanque é uma iniciativa do Governo do Estado que inclusive, melhora o preço do nosso produto. Atualmente, produzo, por dia, cerca de 80 litros de leite, pretendo aumentar minha capacidade para 200 litros", concluiu.

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
David Uchoa (david@casacivil.ce.gov.br / 3101.6269 - 8611.7811)

Nenhum comentário: