segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Ensino municipal será prioridade (Diário do Nordeste)

Novo gestor, Dr. Vandervelder, pretende enfocar sua administração ao promover melhorias na educação

Farias Brito. Município da região do Cariri com nome de filósofo, Farias Brito entrará o ano de 2009 tendo como principal desafio melhorar a qualidade da educação pública oferecida aos cerca de sete mil alunos da rede municipal. É o que afirma o prefeito eleito José Vandervelder Freitas Francelino, vencedor do último pleito com 65% dos votos. Para cumprir esta meta, o médico Dr. Vandervelder, como é conhecido, pretende construir novas escolas nos distritos e incrementar a infra-estrutura daquelas já existentes.

Segundo o prefeito eleito, a administração de Farias Brito será facilitada por uma estrutura construída ao longo dos 12 últimos anos, quando o próprio Dr. Vandervelder foi eleito por duas vezes e depois fez o sucessor, o atual prefeito José Maria Gomes. Ele exemplifica esse projeto com a saúde pública, que conta com nove equipes do Programa Saúde da Família (PSF), um hospital na sede e postos de saúde nos distritos. “Pela população de Farias Brito, seriam necessárias seis equipes, mas contamos com nove. Comparado com municípios do mesmo porte que o nosso, a nossa saúde é uma das melhores”, afirma.

A criação de empregos e geração de renda, principalmente para os mais jovens, é outra das preocupações do próximo prefeito. Para ele, um dos principais problemas identificados foi a falta de oportunidades no próprio município para os jovens que saem da escola. Dr. Vandevelder afirma que vai investir na educação profissionalizante para atender esta demanda. “Vamos fomentar também o associativismo entre os artesãos, por meio de cooperativas e estimulando a participação deles em feiras, até mesmo de outros municípios”, diz.

Na infra-estrutura, as estradas serão reformadas. O futuro prefeito explica que, para conservar os oito novos ônibus escolares que a prefeitura está recebendo ainda este ano, as vias devem estar prontas antes do período das chuvas, que ocorrem no período de janeiro a abril. A maior parte dos recursos de Farias Brito vem dos repasses estaduais e federais. Para ampliar a capacidade de investimento municipal, o futuro gestor pretende realizar eventos nas áreas cultural, esportiva e de agronegócios. Ele usará o terreno do Parque Municipal de Vaquejadas para construir um centro de eventos, para as festas juninas e do Festival de Violeiros de Farias Brito.

Mais informações:
Prefeitura Municipal de Farias Brito
Rua José Alves Pimentel, 87
CEP: 63185-000
(85) 3544.1223


 Praça da Matriz, do município de Farias Brito, distante 481,1km de Fortaleza. Cidade terá nova gestão para incentivar o desenvolvimento (Foto: MANOEL LIMA (06/05/2007))
Postar um comentário