terça-feira, 30 de dezembro de 2008

Santa Margarida é venerada por fiéis

Para cumprir programação em paróquias do Cariri, as relíquias de Sta. Margarida são recebidas

Crato. As relíquias de Santa Margarida Maria Alacoque foram recebidas com festa na Paróquia de Nossa Senhora da Penha, neste município. Associações religiosas, entre as quais o Apostolado do Coração de Jesus, Filhos de Maria e Irmãos do Santíssimo, recepcionaram a urna, com fragmentos de ossos e uma parte do tecido cerebral, em frente à Igreja da Sé, solenidade ao som do hino da França.

As relíquias foram trazidas para o Cariri, procedentes de Fortaleza, em um carro do projeto "Consagra Brasil", da TV Século 21, que é uma idealização do padre Eduardo Dougherty (presidente da TV Século 21) para consagrar o coração de Jesus.

Depois de visitar as paróquias do Sagrado Coração de Jesus, no bairro do Seminário e Sagrada Família, na Vilalta, as relíquias seguiram para Juazeiro do Norte, onde ficarão até o dia 1º de janeiro, visitando as Paróquias de Nossa Senhora das Dores, Coração de Jesus, Nossa Senhora Aparecida e São Francisco das Chagas.

Em seguida, será iniciada uma peregrinação a 21 das 48 paróquias da Diocese do Crato, última Diocese a receber a visita do relicário. O padre Edmilson Neves, cura da Catedral, recebeu um telefonema de São Paulo, comunicando que, terminada a peregrinação, no dia 10 de janeiro, a urna deve voltar para o Mosteiro das Visitandinas de Paray-le-Monial, na França, onde Jesus apareceu à Santa, no século XVII.

No dia 1º, o relicário estará na Paróquia de São José, em Missão Velha. No mesmo dia, segue para Brejo Santo, onde passará dois dias, a fim de atender aos paroquianos das cidades vizinhas.

Visitações
A peregrinação prossegue no dia 4 em Aurora, Ipaumirim e Umari. No dia 5, estará em Lavras da Mangabeira, comunidades de Quitaús e Mangabeira. No dia 6, em Granjeiro, Várzea Alegre e Farias Brito. No dia 7 de janeiro, o relicário estará em Nova Olinda, no dia 8, em Assaré, dia 9, em Campos Sales, concluindo a peregrinação na Diocese do Crato, no dia 10 de janeiro.

O padre Edmilson pretende promover uma grande festa de despedida, com transmissão de TV para todo o Brasil.

Conforme dom Fernando Pânico, bispo do Crato, "o objetivo da peregrinação das relíquias da santa é despertar no povo essa devoção e preparar o Brasil para ser consagrado ao Coração de Jesus". No Cariri, segundo dom Fernando, essa devoção já está bem arraigada e faz parte da cultura católica nos 32 municípios que formam a Diocese de Crato, todos possuidores da associação de fiéis do Apostolado da Oração.

Foi Santa Margarida Maria Alacoque quem difundiu essa devoção ao Coração de Jesus, a partir do século XVII, período em que ela viveu. Daí a finalidade desta peregrinação: aprofundar ainda mais a fé cristã, fé em Jesus Cristo, mas, sobretudo a devoção ao Coração de Jesus. "O mundo está muito necessitado deste amor misericordioso do Pai em seu Filho Jesus Cristo", disse.

Para o cura da Sé Catedral, padre Edmilson Neves, "as peregrinações contribuem para fazer conhecer a mensagem do Coração de Jesus no mundo, que é uma mensagem de paz, amor e reconciliação, além de reavivar a fé dos cristãos no profundo amor do Divino Coração pela humanidade".

SAIBA MAIS

Nascimento

Santa Margarida Maria Alacoque nasceu na Borgonha, no dia 22 de julho de 1647, em uma família religiosa, de boa posição. Ela foi aceita como noviça no dia 20 de junho de 1671. Vestiu o hábito no dia 25 de agosto do mesmo ano e fez a profissão solene no dia 6 de novembro de 1672

Canonização
A missão da Santa foi dar impulso à devoção ao Sagrado Coração. Ela morreu no dia 17 de outubro de 1690. Foi beatificada no dia 18 de setembro de 1864 e canonizada no dia 13 de maio de 1920

Revelação
A chamada Grande Revelação foi feita a Margarida em 1675. Mostrando o seu Coração Divino, Jesus confiou à Santa: ´Eis o Coração que tanto amou os homens, que nada poupou, até se esgotar e se consumir para lhes testemunhar seu amor´. Jesus apareceu-lhe muitas vezes de 1673 até 1675

Fonte: Diário do Nordeste
Postar um comentário