quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Ensino Superior é ampliado no Cariri

Novos cursos de Ensino Superior são ofertados no Cariri, com destaque para Filosofia, da Faculdade Católica

Crato. A Faculdade Católica do Cariri, com sede em Crato, abriu inscrições para o seu primeiro vestibular, que será realizado no dia 8 de março, à tarde. A nova entidade de nível superior, que é mantida pela Fundação Padre Ibiapina, está oferecendo 40 vagas para bacharelado e 40 para licenciatura em Filosofia. O diretor, padre Marcondes Torquato, informou que o curso de Filosofia atende a uma exigência do mercado regional que necessita de profissionais da área.

A maior parte dos formados, segundo padre Marcondes, atua como professor em universidades, faculdades e escolas de Ensino Médio e Fundamental. Há vagas em escolas particulares e também na rede estadual, onde a Filosofia é disciplina obrigatória no Ensino Médio. O sacerdote lembra também que alguns órgãos públicos e Organizações Não-Governamentais voltadas para a área social estão contratando filósofos para atuarem como consultores éticos. "A filosofia é a análise e crítica na busca do conhecimento do mundo e do homem", afirma ele.

Ciências Agrárias
Dentro de 60 dias, será construído no Crato, o prédio do Curso de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Ceará (UFC), que funciona precariamente nas dependências da Universidade Regional do Cariri. O anúncio foi feito pelo prefeito do Crato, Samuel Araripe, após reunião com o reitor da UFC, Jesualdo Farias.

O reitor esteve reunido com o chefe do Executivo, que garantiu a infra-estrutura para a alocação do curso, além da doação do terreno, já efetivada pela Prefeitura, inclusive com projeto de lei aprovado pela Câmara Municipal. A unidade de Ensino Superior será construída no bairro Muriti, ao lado da Faculdade Católica, na margem da Avenida Padre Cícero, que liga Crato a Juazeiro.

Na mesma área será construído o Centro de Convenções do Cariri, que, segundo o prefeito, também deverá ser iniciado em 60 dias. Samuel destacou que esta obra vai garantir divisas para o Crato, principalmente na área de infra-estrutura turística, possibilitando a realização de grandes eventos, a ocorrerem no futuro próximo na cidade do Crato.

O Cariri é o maior centro universitário do interior. Somente a Universidade Regional do Cariri (Urca), com sede em Crato, possui 18 cursos, com cerca de 10 mil alunos matriculados. Juazeiro do Norte conta com mais três faculdades, com cerca de 20 cursos, entre os quais, a Faculdade de Medicina de Juazeiro da UFC.

VESTIBULAR
80 vagas estão sendo ofertadas para o vestibular do curso de Filosofia, da Faculdade Católica do Cariri, sendo 40 em nível de Licenciatura e mais 40 para Bacharelado. Inscrições já estão abertas

Mais informações:
Faculdade Católica do Crato
Rua Coronel Antônio Luiz, 1068
Centro, Crato (CE)
Região do Cariri
(88) 3586.9050

Nenhum comentário: