domingo, 8 de fevereiro de 2009

O Sertanejo - Por Francis Gomes

O Sertanejo Seu doutor sou sertanejo Num sei ler mais eu pelejo Fazer meu verso rimado As vez num sai direito A rima num sai perfeito E o verso fica quebrado. Patativa do Assaré Nosso poeta de fé, Que Deus tenha lá em cima. Disse que no mês de maio Nasce um verso em cada gaio, E em cada flor uma rima. Que poeta de valor Num precisa professor Prá lhe ensinar a rimar. Ser poeta é dom e arte Da obra de Deus faz parte, Quando nasce Ele já dar. Num preciso de cultura, Ciência ou boa leitura, Prá falar do meu sertão. Tenho tudo que preciso, Pois é mermo um paraíso O meu pedaço de chão. De modo que levo a vida Cuidando da minha lida Mermo sem ter estudado. Mas falo de coração Nas coisas do meu sertão Eu sou um doutor formado. Da terra eu conheço bem De tudo que ela tem, Tiro sempre bom proveito. E o senhor é um marombado Fica a botar mal olhado No que não sabe direito. Eu vou falar a verdade Num conheço a cidade, Mas isso não me aperreia. Pois conheço meu sertão Por cada palmo de chão E cada grão de areia. E duvido que o senhor Com seus trajes de doutor Conheça bem seu lugar. Como eu conheço sertão Como a palma da mão E tudo que nele há ... ...E as nossas árvores fruteiras? Seriguela, mangueiras, Pitombeiras, cajueiros, Graviola, pinha, condessa, E antes que eu esqueça, Vários tipos de umbuzeiros. Sei que num sabe o que é, Mas tem o coco catolé, Que só se encontra no serrado. Onde a terra é mais molhada, E a mata é mais fechada, Do que é pelo baixado. Também tem a carnaúba, Goiabeira, macaúba, Mutamba e tamarina. Ameixa e limão da terra, E as vez no pé da serra, Argum pé de tangerina. ...Dos Passarim cantador Que vosmecê seu doutor Num sabe nem se existe. Eu conheço um por um, E o canto de cada um Desde o alegre ao mais triste... Eu não vou me aparecer Falando pra vosmecê O nome de cada um. Mas só prá lhe provocar Meu senhor eu vou falar Somente o nome de argum. O anum branco e preto, O João de barro arquiteto, O nambu e a juriti. O rouxinol do telhado, O gavião do serrado, A patativa e o bem-te-vi. Além do bico de osso, O azulão assanhaço, E o azulão de urtiga. Também o galo campina, O uirapuru da colina, Que é o rei da cantiga... Dois tipos de sabiá Que quando dana a cantar, Inveja quarquer cantor. O careta, o coleirinha, Lavadeira e andorinha, E vária espécie de beija flor. Canários de vários tipos, Araras e periquitos, Crespina e muito mais. E só pra causar inveja, Voando em nossa igreja, Os rebanhos de pardais. Rolinhas têm de montão Além do lindo cancã Papagaio inteligente. Quase todo mudo cria, Ele canta e assobia Melhor do que muita gente... ...Me desculpe por lhe falar Vosmecê vai concordar, Proque eu tenho razão. Falar verdade é preciso Só conhece o paraíso Quem conhece o meu sertão. Francis Gomes

Nenhum comentário: