quinta-feira, 11 de junho de 2009

XIII Arraiá do Povão: Viva Patativa na Festa de São João

Edital:

1. Justificativa
O processo de modernização pelo qual passa a sociedade brasileira
transforma costumes e tradições deixando lacunas na vida do povo, no
que concerne à cultura regional.
As festas juninas, tradicionais em todo o Nordeste brasileiro, têm
perdido ao longo dos tempos a sua caracterização roceira,
transformando-se em grandes espetáculos de embelezamento, muitas vezes
fugindo de seu real objetivo: manter vivo o costume e a tradição da
festa do casamento matuto, o verdadeiro sentido da dança de pares, na
latada do terreiro.
Resgatando essa tradição dos antigos, a Prefeitura Municipal de Farias
Brito apresenta o XIII Arraiá do Povão: Viva Patativa na Festa de São
João. O tema em destaque aponta para as mais justas homenagens ao
poeta Antonio Gonçalves da Silva, Patativa do Assaré, no ano do
centenário de seu nascimento, ao mesmo tempo em que transforma o
Município num grande palco de preservação da memória histórica e
cultural da região.
O evento busca também fortalecer os vínculos entre os grupos locais e
regionais, no sentido de fazer uma interação entre o tradicional e a
moderno, tendo sempre em vista a valorização da arte e da cultura do
povo.
Dessa forma estará em pauta a diversidade da Região do Cariri e da
Cidade de Farias Brito, através da participação de grupos regionais,
associações, escolas e outras agremiações que manifestarem interesse
em participar.
Dividido em duas fases, o XIII Arraiá pretende atender as variedades
regionais, bem como as peculiaridades locais, acontecendo em momentos
distintos, porém revestidos do mesmo caráter de valorização da cultura
regional e local.

2. Objetivo Geral
- Favorecer a divulgação da cultura regional e local, contribuindo
para a preservação dos costumes e tradições da Região do Cariri e do
Município de Farias Brito.

3. Objetivos Específicos
- Desenvolver atividades de resgate às tradições regionais e locais.
- Envolver os mais variados segmentos da sociedade, favorecendo a
participação de grupos regionais e locais.
- Homenagear a figura do Poeta Patativa do Assaré, e de outras figuras
do cenário cultural.
- Interagir com as Escolas públicas, incentivando a participação dos
alunos e dos professores.
- Favorecer a contextualização entre o evento e os conteúdos estudados
nas escolas.
- Oportunizar a participação de grupos diversificados.

4. Período de realização e organização do evento.

O XIII Arraiá do Povão: Viva Patativa na Festa de São João é uma
realização da Prefeitura Municipal de Farias Brito, através do
Departamento de Cultura. O referido evento objetiva apresentar a
diversidade regional e local, enfocando a criança e o adolescente,
especialmente os alunos das Escolas Públicas.
O evento se realizará no período de 24 a 27 de junho de 2009, nas
dependências do Ginásio Poliesportivo Prof. Francisco de Oliveira
Brito, em duas etapas distintas:
- 1ª etapa: ocorrerá nos dias 24 e 25 de junho, sendo a participação
restrita aos grupos das Escolas Públicas do Município de Farias Brito.
- 2ª etapa: ocorrerá nos dias 26 e 27 de junho de 2009, podendo
participar associações comunitárias, grupos regionais e outros
segmentos que demonstrarem interesse.
O Festival de Quadrilhas, com duração de 04 dias, terá lugar no
Ginásio Poliesportivo Prof. Francisco Oliveira Brito, sito à Rua Cel.
Manoel Pinheiro de Almeida, S/N – Farias Brito – Ceará, com início às
19:00h.
Em todas as noites do Festival haverá também apresentações artísticas
com participação de bandas regionais e locais, quermesses e outros
eventos de natureza folclórica e cultural, nas dependências do Parque
de Vaquejada Silva Antero, com início às 22:00h.

5. Da participação e das apresentações dos grupos.
Cada quadrilha junina participante deverá apresentar,
obrigatoriamente, 01 (um) marcador, 01(um) casal de noivos e uma (01)
rainha e o casamento matuto.
Os grupos participantes da 1ª etapa deverão apresentar um número de no
máximo 16 (dezesseis) pares de brincantes.
Os grupos participantes da 2ª etapa deverão apresentar um número de
brincantes entre 16 (dezesseis) e 20 (vinte) pares.
Cada grupo, em qualquer uma das etapas, terá no máximo 30 (trinta)
minutos para se apresentar.
As apresentações deverão transcorrer mediante a apresentação de
músicas juninas tradicionais, ou ao toque de sanfona, triângulo e
zabumba.
Fica a critério de cada grupo a escolha de seu figurino, devendo
prezar pelo uso de estampas típicas da representação da cultura
sertaneja, sem fugir do espírito caipira que o evento deseja resgatar.
Cada grupo terá a tolerância de 05 (cinco) minutos à sequência
(concentração) das outras apresentações para se organizar.
Os grupos participantes deverão entrar em contato com a Comissão
Organizadora no período de 08 a 12 de junho para oficializar a sua
inscrição, sendo o dia da apresentação e a ordem agendados pelo Grupo
junto à Comissão Organizadora.
6. Da apresentação
Os grupos de quadrilheiros deverão, a título de sugestão,
apresentar os seguintes passos tradicionais, preservando o critério da
originalidade:
- visa-visa de pares
- cumprimento aos noivos
- túnel
- caminho da roça
- peri e contra-peri
- parafuso
- trancelim

Observação:
Antecipadamente ao início da cronometragem das apresentações, as
quadrilhas terão até 08( oito) minutos para realizar a sua abertura,
incluindo o casamento.

7. Da premiação
Todas as quadrilhas participantes da 1ª etapa (Escolas Municipais),
receberão um incentivo de R$ 1.000,00 (hum mil reais), troféu de
participação, e a seguinte premiação por ordem de classificação:
1º lugar - R$ 500,00 ( quinhentos reais) e troféu
2º lugar – R$ 300,00 ( trezentos reais) e troféu
3º lugar – R$ 200,00 (duzentos reais) e troféu
As quadrilhas participantes da 2ª etapa receberão a seguinte
premiação, por ordem de classificação:
1º lugar - R$ 1.500,00 (hum mil e quinhentos reais) e troféu
2º lugar – R$ 1.000,00 ( hum mil reais reais) e troféu
3º lugar – R$ 500,00 (quinhentos reais) e troféu
Será concedido troféu de destaque ao melhor casamento, marcador,
noivo, noiva e rainha, que obtiver melhor pontuação atribuída pela
mesa julgadora, designada pela Comissão Organizadora para cada uma das
etapas.

8. Do Julgamento
O julgamento será realizado por uma Comissão Julgadora que será
composta de 05 (cinco) membros, escolhidos pela Comissão Organizadora
do XIII Arraiá do Povão: Viva Patativa na Festa de São João.
As notas serão "marcadas" pela Comissão Julgadora de acordo com a
apresentação de critérios definidos dentro de cada quesito de
avaliação, e posteriormente transformados em pontos pela Coordenação
Geral do evento, que variam de 05 (cinco) a 10 (dez) em cada quesito,
não havendo pontos fracionados.
No caso de empate, será considerado vencedor o grupo que apresentar a
maior soma de pontos atribuídos ao marcador,casamento, noivo, noiva e
rainha.
Serão julgados os seguintes quesitos:
- indumentária
- coreografia
- conjunto
- evolução
- animação
- ritmo
- temática

9. Das penalidades
Ficam estabelecidas penalidades que serão atribuídas a cada quadrilha
junina concorrente pelo não cumprimento dos seguintes itens:
- O grupo que não apresentar o casal de noivos e a rainha perderá 03 (
três) pontos.
- O grupo que não se apresentar com o estilo musical junino será
desclassificado , salvo quanto a questão do tema de abertura, que
ficará a critério do grupo concorrente na inserção de uma trilha
sonora que venha ao encontro do tema escolhido, caso este seja
apresentado.
A quadrilha que não se fizer presente ao local da apresentação (arena)
após três chamadas, será desclassificada.
Serão desclassificadas as quadrilhas que apresentarem atitudes de
desrespeito para com os jurados, para com as outras quadrilhas e/ou
membros da Comissão organizadora, ou ainda aquelas que se apresentem
com brincantes alcoolizados.

10.Considerações Finais
Os casos omissos neste Projeto de Trabalho, deverão ser resolvidos
junto à Coordenação Geral do XIII Arraiá do Povão: Viva Patativa na
Festa de São João.
A divulgação do resultado da 1ª etapa, dar-se-á no dia 25 de junho de
2009, após a apresentação da última quadrilha.
Da mesma forma, a divulgação do resultado da 2ª etapa, dar-se-á no
último dia do Festival, após a última apresentação.
Farias Brito – Ceará, 03 de junho de 2009.

Cícero Duarte de Menezes
Coordenador do Departamento de Cultura

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