quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Caminhão “Patativa Encanta em todos os Cantos” percorre o Ceará

Programação itinerante a 95 municípios do Ceará com objetivo difundir a poesia popular pelo Estado

Caminhão “Patativa Encanta em todos os Cantos” percorre o Ceará

Crédito. Jarbas Oliveira

A Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) e a Fundação Memorial Patativa do Assaré, lançam dentro da programação alusiva ao centenário do poeta do Assaré o projeto Patativa do Assaré Encanta em todo Canto, programação itinerante a 95 municípios do Ceará com objetivo difundir a importância da poesia popular pelo Estado. O lançamento da ação itinerante ocorre no próximo dia 28 de agosto, às 18h, na Praça Marcelo Champagnat, na cidade de Iguatu, onde ocorre o São João fora de época em homenagem Patativa. Estão confirmadas as presenças do Governador do Estado do Ceará, Cid Gomes, e do Secretário da Cultura, Auto Filho.

Um caminhão baú percorre 95 municípios do Ceará até dezembro de 2009, levando mostras de filmes, fotografias e publicações do Pássaro Poeta, Patativa do Assaré, que em 2009 completaria 100 anos. A cada município, o caminhão passa cerca de dois dias, aberto a população para visitas gratuitas, de 10h às 22h.

Com a chegada do caminhão, a população terá acesso a linha cronológica da vida e obra de Patativa do Assaré e conhecer a discografia, bibliografia e filmografia, além de todas as obras que se debruçaram sobre a vida de uma das mais importantes personalidades da cultura do Ceará. Uma exposição fica em cartaz dentro do caminhão: a mostra “Patativa do Assaré - Poeta Cidadão”, com painéis e fotografias do poeta. À noite, a partir de 18h, um palco estará armado para apresentações espontâneas do lado externo. Ali, repentistas, trovadores e interessados podem prestar suas homenagens e promover apresentações da cultura popular. . A noite também serão exibidos em telão alguns filmes, como o documentário “Ave Poesia”, de Rosemberg Cariry e a animação “Patativa”, de Ítalo Maia. Estão previstas ainda a realização de oficinas e palestras.

Por entender que a obra de Patativa pode ser utilizadas como ferramenta de reflexão, formação e valorização do povo cearense, o professor Cândido B. C. Neto, coordenador de ação Cultural da Secretaria da Cultura do Estado, explica o projeto de democratização e salvaguarda do nosso patrimônio imaterial. “O Patativa é um desafio, atravessando as gerações, sem os hábitos estéticos da civilização urbana, ele permanece com uma produção rural, universalizada, na escola itinerante da vida. Nada mais salutar do que celebrar seu centenário perto do povo”.

Patativa Encanta em todo Canto é uma ação do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura, com promoção da Fundação Memorial Patativa do Assaré, administrada pela família do poeta.

Roteiro – A primeira cidade a ser visita é Iguatu, que recebe o caminhão nos dias 28 e 29 de agosto, de 10h às 22h. Depois ele segue para Várzea Alegre para as festividades de São Raimundo, nos dias 30 e 31 de agosto, de 10h às 22h.

Já no dia 02 e 03 de setembro, o caminhão do projeto Patativa Encanta em Todo Canto chega a Fortaleza e estará disponível para a população na frente do Theatro José de Alencar, de 7h às 20h. Em cada município, o caminhão passa cerca de dois dias, aberto a população para visitas gratuitas. Mais informações: 85-3101-6763.

Postar um comentário