sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Curso de Direito comemora 35 anos

Os 35 anos do Curso de Direito da Universidade do Cariri são comemorados com a realização da XIII Semana de Estudos Jurídicos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-Crato) e XIII Semana de Direito da Urca, que tiveram como tema "Na Defesa e pela Efetivação dos Direitos Humanos Fundamentais". "A presença da Faculdade de Direito do Crato contribuiu para o crescimento da sociedade na defesa dos seus direitos essenciais", disse a vice-reitora em exercício, Antônia Otonite Cortez, dando por aberto o evento que termina hoje.

Os dois acontecimentos, promovidos por professores e alunos do Curso de Direito e diretores da subsecção do Crato da OAB, tem como objetivo uma análise crítica e dialética em torno da condição de vida dos cidadãos e a aplicabilidade dos direitos e garantias fundamentais previstas na Constituição Federal, justificou o professor Mário Correia Filho, destacando a necessidade de incentivar o debate acadêmico voltado para a reflexão de diversos acontecimentos cotidianos que atingem todas as pessoas, pondo em evidência os elementos normativos, os órgãos jurisdicionais do Estado e demais entidades de natureza pública e privada.

O presidente da OAB-Ceará, Helio Leitão, falou sobre a importância do direito para o convívio social. A abertura foi encerra com a entrega de medalhas a professores, alunos e advogados que marcaram a vida acadêmica da Universidade Regional do Cariri ( Urca) e o exercício da advocacia na região. A Urca entregou a medalha do "Mérito Jurídico Dr. Luiz de Borba Maranhão" a Raimundo de Oliveira Borges, ex-diretor, ex-professor da Universidade e advogado mais idoso do Ceará, com 102 anos; ao monsenhor Gonçalo Farias Filho, ex-reitor; a Emido Macedo Lemos, ex-professor; e ao jornalista Antônio Vicelmo, orador da primeira turma da Faculdade de Direito.

A OAB Crato homenageou os advogados Aglésio Neto, José Tavares e Carlito da Silva pelos serviços prestados às ciências jurídicas na região, além do professor João de Borba, filho de Luiz de Boba Maranhão, que foi um dos fundadores e diretores da Faculdade de Direito.

Mais informações
Universidade Regional do Cariri (Urca)
Rua Cel. Antônio Luiz
(88) 3102.1202
Postar um comentário