sábado, 19 de setembro de 2009

3ª Semana Brasileira de Catequese

3ª Semana Brasileira de Catequese

Estamos no ANO CATEQUÉTICO NACIONAL preparando a 3ª Semana Brasileira de Catequese, com o TEMA: Catequese, caminho para o discipulado e LEMA: Nosso coração arde quando ele fala, explica as Escrituras e parte o pão. (Cf Lc 24,32.35). Assim se expressa o objetivo geral:

"Dar novo impulso à catequese como serviço eclesial e caminho para o discipulado”

O Ano Catequético é para toda a Igreja e quer ser um instrumento de pastoral de conjunto.

Não quer ser um evento isolado, se insere no processo de recepção do Documento de Aparecida, nas novas Diretrizes da Igreja no Brasil (DGAE 2008-2010), nos demais eventos eclesiais: o Sínodo sobre a Palavra, o 12° Intereclesial de Cebs, Campanha da Fraternidade e o Projeto de Evangelização “O Brasil na Missão Continental.

Todos são conclamados à participar

Os Bispos, os presbíteros, primeiros responsáveis pela catequese, juntamente com os agentes de pastorais, de modo especial, os catequistas, são conclamados a dinamizar e participar das atividades propostas para este evento, ao longo do ano.

Catequese se liga à liturgia, à missão, à ação transformadora, ao ecumenismo, à vida comunitária. Neste sentido leva a um processo de Iniciação à Vida Cristã, suscita a renovação de uma estrutura de manutenção, para podermos ter de fato comunidades atraentes no testemunho do Evangelho. Enfim, apresenta a CATEQUESE, CAMINHO PARA O DISCIPULADO.

Temos um chamado que não podemos deixar de ouvir: Jesus nos quer discípulos missionários! Nossa grande inspiração é O CAMINHO DO RESSUSCITADO COM OS DISCÍPULOS DE EMAÚS. Nesse caminho destacam-se três palavras chaves: ENCONTRO – PALAVRA – MISSÃO. O encontro com o Mestre, uma Palavra que vai ser capaz de vencer o desânimo, uma evangelização que esquenta corações. A partilha celebrativa do Pão, que abre os olhos para reconhecer Jesus. Uma volta entusiasmada à missão como consequência do encontro e da celebração.

Etapa Preparatória, ao longo do ano fomos nos preparando através do :

  • Quadro sinótico para a sensibilização do Ano Catequético.
  • Publicação e Estudo do texto base.
  • Concurso de cartazes/ hino/Oração.
  • Gravação do CD com cantos referentes ao tema e lema.
  • Mobilização nos regionais através de estudo do texto base, encontros de formação, criação de escolas catequéticas, cursos de pós-graduação, congressos, simpósios, caminhadas, romarias.
  • Implementação da disciplina catequética nos cursos de teologia

Programação do Ano Catequético Nacional

  • Abertura oficial: 2° Domingo de Páscoa - 19 de abril - (nas dioceses, prelazias, paróquias, comunidades)
  • Celebração do episcopado pelo Ano Catequético na 47ª AG – 22 de abril a 1° de maio.
  • Celebração Dia do Catequista, no Santuário Nacional de Aparecida, no dia 30 de agosto.
  • 3ª Semana Brasileira de
    Catequese – Tema: Iniciação à Vida Cristã- Itaici, 6 a 11 de outubro.
  • Celebração de Encerramento do Ano Catequético no domingo de Cristo Rei, em sintonia com o Dia Nacional do Leigo. (22 de novembro)

Postar um comentário