sábado, 5 de setembro de 2009

Agricultores do sul do Ceará colhem a safra da fava


Agricultores da região do Cariri, no sul do Ceará, estão colhendo a safra da fava. Este ano, o clima ajudou e mesmo quem plantou uma pequena área está tendo bons resultados.

O agricultor Antônio Vicente, de Várzea Alegre, a 436 quilômetros de Fortaleza, nem precisam plantar tanta fava para garantir o complemento alimentar, o arroz, o milho e o feijão. “É uma boa produção para o ano. Se tivesse plantado mais, seria mais ainda”, falou.

A fava é de fácil cultivo e se adapta bem ao clima semi-árido. De acordo com os técnicos, deve ser plantada consorciada com o milho. “Da um casamento perfeito. O milho produz a espiga no pé e a fava consegue produzir as vagens na copa do milho. A fava é uma planta muito importante para nós do semi-arido nordestino”, explicou o José Pinheiro de Almeida, agrônomo da Ematerce.

No ano passado, na roça a saca de 60 quilos chegou a ser comercializada por R$ 120. Agora, quem precisa vender só consegue metade deste preço. Depois da antiga forma de debulha, a armazenagem dos grãos é feita em sacos e garrafas plásticas.

O melhor acontece na cozinha. É difícil não encontrar uma dona de casa preparando o prato da época: o arroz misturado com fava, conhecido no interior como baião de dois de fava. “É fácil de preparar. É só colocar a fava no fogo. Quando a fava estiver cozinhada você faz o arroz. O tempero é à vontade”, explica a agricultora Josefa Domingos.

A fava também é bastante utilizada na alimentação dos animais.

2 comentários:

Carlos Airton disse...

Acordei e como sempre assisto a programação matinal da rede GLOBO.
Que para minha surpresa assiti essa reportagem no Globo Rural.
Além de ficar emocionado tive o orgulho de Dr. CAZUZA (Cazuzinha, era assim que ele era chamado nos nossos tempo de Infância)Grande HOMEM,Grande AMIGO!

flavio disse...

eu gostaria de compra um pouco de fava cearence para planta no meu sitio em pernambuco as fava da qui sao muito pequena