terça-feira, 1 de setembro de 2009

Cid Gomes apresenta ações de desenvolvimento na Região do Cariri

A apresentação aconteceu no município do Crato, durante o Governo Itinerante.

O governador Cid Gomes apresentou nesta segunda-feira (31), no município do Crato, no Cariri - por ocasião do “Governo do Ceará na Minha Cidade” - as ações do Governo nos setores da Indústria, Turismo e Cultura, temas escolhidos para a realização da audiência pública, naquele município. Ele defendeu o esforço para consolidar a atividade industrial no Estado. Para o Cariri especificamente, Cid defendeu a instalação de indústrias como a de álcool combustível. “Uma indústria de combustível no Cariri vai impactar a economia dessa região, que concentra mais de um milhão de habitantes”, afirmou. O governador ressaltou também que o Estado alterou a legislação que prevê incentivos às empresas que se instalam distante da Capital - quanto maior a distância, maior será o incentivo dado pelo Governo. “Essa foi uma das alternativas que nós estudamos para incentivar que as empresas nos ajudem com a oferta de empregos no Interior do Estado”.

Cid aproveitou para comemorar os dados da última pesquisa de geração de empregos, do Governo Federal. Os números registraram um crescimento de 75% na média de geração de empregos com carteira assinada nos últimos dois anos. Até 2006, a média anual era de 23 mil empregos gerados por ano. Entre 2007 e 2008 o número subiu para 40 mil. “Nós estamos criando escolas de educação profissional para garantir mão-de-obra qualificada que atenda a demanda que também estar por vir, como a Siderúrgica e a Refinaria”, ressaltou.

Cid Gomes também demonstrou interesse em apoiar, em Barbalha, onde já existe uma fábrica de trens, a criação de um pólo de montadoras de transportes ferroviários. A empresa forneceu os trens para o Metrô do Cariri e para os metrôs de Fortaleza e Recife. Os últimos trens fabricados no Brasil, foram há 20 anos. A previsão de conclusão das obras das nove estações do Metrô do Cariri é em dezembro deste ano. Serão dois carros com capacidade, em cada carro, para 300 passageiros e velocidade de operação de 60 quilômetros por hora.

No Cariri já estão em andamento ações voltadas para o incremento do turismo, que de acordo com declarações de Cid, é o segmento que mais gera empregos indiretos. Está em construção o Centro de Convenções do Cariri, com investimentos da ordem de R$ 7 milhões. “O turismo é uma atividade econômica que causa impacto em todas as áreas envolvidas. O que o Governo está fazendo é procurando estimular uma vocação que o Ceará já tem”, justificou Cid ao citar ainda a melhoria da malha viária da região: “Nos próximos dias darei a ordem de serviço para a Rodovia Padre Cícero, no trecho de Caririaçu até a BR 230”, prometeu. O governador também afirmou apoio ao projeto de parlamentares na construção de uma estátua de Nossa Senhora de Fátima, no município do Crato, para incrementar o turismo religioso, já tradicional no Cariri.


Entrega de benefícios

Durante a solenidade, na Praça do Bicentenário, o Governo Estadual apresentou diversas ações de desenvolvimento social. Os municípios do Cariri foram beneficiados, através dos projetos como implantação de equipamentos públicos voltados para atenção de crianças e adolescentes. Pólos de convivência social, centros de referência e assistência social, centros de educação infantil e espaços para práticas esportivas, são exemplos que beneficiarão os municípios de Assaré, Santana do Cariri e Tarrafas. Além desses equipamentos foram entregues os certificados aos alunos que concluíram os cursos de qualificação profissional, ofertados por programas do governo como o Criando Oportunidades e Primeiro Passo.

Para a Biblioteca Pública Municipal do Crato, a Secretaria da Cultura fez a doação de mais de mil livros. A iniciativa é uma ação do Programa Biblioteca Cidadã que prevê a aquisição de três milhões e quinhentos mil livros para serem distribuídos nas bibliotecas públicas municipais.

Na área do desenvolvimento agrário, foram distribuídos cem avelinos de tilápia para piscicultores dos municípios de Crato e Farias Brito. Esses peixes serão distribuídos em 26 açudes da região para beneficiar 650 famílias.

Serviços

Na mesma praça, foi instalada a Praça da Cidadania com oferta de serviços em todos os segmentos de atuação do governo. A inscrição para o programa Carteira de Motorista Popular marcou mais de 500 inscrições só para o município de Crato. Serão, no total, 25 mil condutores habilitados, por ano, gratuitamente, pelo programa do governo estadual. Também foram oferecidos serviços de cidadania, com emissão de documentos, serviços na área da saúde, com exames de medição de glicemia, avaliação física, etc. Para tirar dúvidas sobre o cadastramento em programas sociais e para sugestões ou reclamações do governo, foram instalados balcões de atendimento.



Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Casa Civil (comunicação@casacivil.ce.gov.br / 3101.6247)
Postar um comentário