quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Concurso de Redação do Senado pode envolver 17 mil escolas em todo o país

Termina no dia 28 de setembro o prazo para inscrição no 2º Concurso de Redação do Senado Federal. Até essa data, as mais de 17 mil escolas públicas estaduais ou distritais do país podem encaminhar às secretarias de educação às quais são filiadas as redações dos alunos e os respectivos formulários de inscrição.

O tema deste ano - "Muito prazer, sou cidadão de uma República chamada Brasil" - propõe uma reflexão sobre a importância do estado democrático de direito e sobre como ser, de fato e de diversas formas, cidadão nas ações cotidianas.

O concurso de redação 2009 tem como objetivo comemorar os 120 anos da proclamação da República no Brasil. No ano passado, a Bandeira Nacional foi o tema escolhido pela organização. Podem participar da promoção organizada pela Secretaria de Relações Públicas do Senado os alunos regularmente matriculados nos dois últimos anos do ensino médio das escolas públicas estaduais e distritais, com idade entre 16 e 19 anos.

Em conseqüência da parceria entre o Senado e as secretarias de educação dos estados e do Distrito Federal, cada unidade da federação forneceu uma relação com os endereços das escolas que oferecem o ensino médio. O Senado enviou kits aos estabelecimentos convidando-os a participar do concurso com todas as informações e formulários necessários para viabilizar a participação.

Como o tema escolhido está sujeito a diversos tipos de abordagens, as escolas podem estabelecer o debate nas aulas de diversas disciplinas. As redações são escritas em sala de aula e cada escola selecionará apenas uma para enviar à sua respectiva secretaria de educação, que, por sua vez, escolherá a melhor para representar o estado. Comissão julgadora formada por um membro do Ministério da Educação, um do Conselho Nacional de Secretários de Educação e outro do Senado Federal analisará as 27 redações e escolherá as três melhores.

O primeiro colocado receberá um microcomputador e o certificado de aluno vencedor do concurso. Sua escola ganhará quatro microcomputadores para uso coletivo, um kit com publicações das Edições Técnicas do Senado e um kit com livros do Ministério da Educação. A escola na qual o aluno vencedor está matriculado também será contemplada com documentários produzidos pelos veículos de comunicação do Senado relativos ao ensino fundamental, uma bandeira nacional e um CD com a gravação do Hino Nacional cantado pelo Coral do Senado. Também receberá o certificado de escola vencedora do concurso.

Os alunos que tiverem sua redação escolhida em segundo e terceiro lugares ganharão um microcomputador. A escola vice-campeã receberá dois microcomputadores. Aquela em que estiver matriculado o aluno colocado em terceiro lugar receberá um micro. Ambas ganharão kits do Senado e do Ministério da Educação. Todas as informações do concurso podem ser encontradas no site http://www.senado.gov.br/sf/senado/srpsf/Concurso_2009/default.asp

Se uma escola ainda não recebeu o kit do Senado poderá solicitá-lo através do email concurso-redacao@senado.gov.br. Para isso basta especificar o nome completo do estabelecimento de ensino, o endereço e o Código de Endereçamento Postal (CEP). Caso ela preencha todos os requisitos para participação, o material será enviado.

Roberto Homem / Agência Senado
Postar um comentário