quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Metrô do Cariri será inaugurado dia 24 de novembro


O Metrô do Cariri deve ter uma demanda inicial de cinco mil passageiros por dia.

O Governo do Estado do Ceará vai entregar à população da Região do Cariri, no dia 24 de novembro, a conclusão das obras do Metrô que ligará as cidades de Juazeiro do Norte e do Crato. Em solenidade com a presença do governador Cid Gomes, serão inaugurados os 13,6 quilômetros de extensão da linha e as nove estações ao longo do percurso. A previsão é que o Metrô do Cariri tenha uma demanda inicial de cinco mil passageiros por dia. O projeto teve um investimento de R$ 25.190.720,90 em recursos próprios do Estado. A definição da data da inauguração aconteceu nesta terça-feira (29), em Brasília, durante reunião do governador Cid Gomes com o ministro das Cidades, Márcio Fortes.

O percurso de Juazeiro do Norte a Crato será feito em 28 minutos por veículos leves sobre trilhos (VLTs). São duas composições com tração a diesel hidráulico mecânica, formado por dois carros equipados com ar condicionado, com passagem tipo gangway e capacidade de transporte de 330 passageiros por composição. A velocidade máxima atingida pelo VLT é de 60 km/h.

Os trens foram fabricados pela empresa Bom Sinal, do município de Barbalha, também no Cariri. Tratam-se dos primeiros trens de passageiros fabricados na América do Sul nos últimos 20 anos. O Metrô do Cariri percorrerá nove estações: Fátima, Juazeiro do Norte, São Pedro, Teatro, Antônio Vieira, São José, Muriti, Padre Cícero e Crato.

O projeto do Metrô do Cariri deverá beneficiar uma das regiões mais importantes do Ceará. Faz parte de um conjunto de ações do plano do Governo do Estado do Ceará de requalificar o transporte ferroviário de passageiros em alguns municípios do Interior do Estado.

O presidente da Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos, Rômulo Fortes, diz que o Metrô do Cariri tem todos os elementos para se tornar o vetor estruturador do transporte público urbano de passageiros na região do Cariri. “O Metrô do Cariri foi concebido para ser integrado com os demais modais de transporte público de passageiros que permearão uma rede capilar nos demais bairros, principalmente nos municípios do Crato e Juazeiro”, diz.

Assessoria de imprensa do Metrô de Fortaleza:

Viviane Lima (viviane@metrofor.ce.gov.br/ (85)3101.7183)
Postar um comentário