sábado, 10 de outubro de 2009

Participe das conferências de cultura do seu município

Em estímulo a criação de espaços de participação popular e controle social, o Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura, está organizando o calendário das conferências municipais de cultura do Ceará, que consistem em reuniões do poder público com a sociedade civil para discutir e avaliar as políticas públicas de cultura. O objetivo da Secult-CE, aliada a diretriz do Ministério da Cultura, é promover políticas públicas cada vez democráticas e republicanas em favor do desenvolvimento cultural do Ceará.

Dos 184 municípios cearenses, 70% , ou seja 131 municípios cearenses, já convocam e realizam as conferências de cultura até o final de outubro. Mas, este número ainda deve aumentar, já que alguns gestores municipais ainda organizam a mobilização de sua cidade até o dia 30.


A equipe da Coordenação de Gestão dos Sistemas Culturais (Coges) comemora o resultado. [WINDOWS-1252?]“O Ceará participa ativamente das construções das políticas públicas para cultura e tem a oportunidade de fazê-la por meio de um debate democrático, permanente e continuado que acontecem nas conferências. Esta mobilização histórica só é possível graças ao envolvimento dos dirigentes municipais, dos fóruns e sistemas de cultura do [WINDOWS-1252?]Ceará”, destaca Rejane Reinaldo, coordenadora da Secult.

As conferências fazem parte da etapa municipal da II Conferência Nacional de Cultura com os objetivos de avaliar os resultados das ações propostas na I Conferência, criar diretrizes para o Plano de Cultura, mapear a produção cultural das cidades, fomentar a criação e organização de redes sociais de cultura, contribuir para o Sistema Nacional de Informações Culturais, eleger representantes da sociedade civil no Conselho Municipal de Política Cultural e validar a participação dos delegados na Conferência Estadual de Cultura / Ceará.
No site www.secult.ce.gov.br você poderá acessar o calendário de outubro dos municípios cearenses.
Na cidade de Farias Brito a Conferência será realizada no dia 23 de outubro.

Nenhum comentário: