sábado, 26 de dezembro de 2009

CONFRATERNIZAÇÃO DO NATAL NO SITIO ESCONDIDO


FESTA DE NATAL

A comemoração do Natal foi instituída pela Igreja Católica Romana, no século IV, expandindo-se ao protestantismo e restante do mundo. É considerada uma das maiores festas da cristandade. É a época das confraternizações, dos perdões, do aconchego, em comemoração ao nascimento Daquele que foi o maior símbolo de amor para a humanidade: Jesus Cristo.

Os símbolos mais presentes e tradicionais do Natal são a Árvore, o Papai Noel, o Presépio. Acredita-se que a tradição de montagem de árvores começou em 1530, na Alemanha, com Martinho Lutero. Certa noite, enquanto caminhava pela floresta, Lutero se impressionara com a beleza dos pinheiros cobertos por neve. As estrelas do céu ajudaram a compor a imagem de Lutero reproduziu com galhos de árvore em sua casa. A tradição chegou ao continente americano pelos alemães, durante o período colonial.

Estudiosos afirmam que a figura do bom velhinho foi inspirada num bispo chamado Nicolau, que nasceu na Turquia em 280 d.C. O bispo costumava ajudar as pessoas pobres, deixando saquinhos com moedas próximas às chaminés das casas.Foi transformado em santo (São Nicolau) pela Igreja Católica, após várias pessoas relatarem milagres atribuídos a ele.

O Presépio também representa uma importante decoração natalina. Ele mostra o cenário do nascimento de Jesus, ou seja, uma manjedoura, os animais, os reis Magos e os pais do menino. Esta tradição de montar presépios teve início com São Francisco de Assis, no século XIII.

Existe ainda um símbolo muito presente nas decorações de Natal: os sinos. Eles representam para a humanidade o anúncio do nascimento de Jesus Cristo, o Salvador.


No Sítio Escondido, distante 1 Km da cidade de Farias Brito, na residência do casal Cazuza e Seabranira, esta importante data foi lembrada neste 25 de dezembro, quando as famílias da comunidade se reuniram para comemorar este NATAL.

Cestas básicas foram sorteadas e as crianças receberam presentes do NATAL.












Nenhum comentário: