segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

AURORAFOLIA 2010, UM CARNAVAL QUE FICOU NA HISTÓRIA



















Fatos e Imagens do maior Carnaval de Aurora: O AURORAFOLIA 2010
A cidade de Aurora viveu durante cinco dias um dos mais animados e descontraídos carnavais da sua história, assim como de todo o Cariri Oriental. Numa realização da Prefeitura, por intermédio da sua Secretaria de Cultura, Turismo e Desporto(Seculte), o AuroraFolia 2010 agora na sua segunda edição ficou marcado entre outras coisas pelo grande número de foliões que compareceu à avenida, assim como no vesperal de clube. Puxado por oitos blocos o carnaval de rua de Aurora este ano, conseguiu superar a sua própria marca, ou seja, a 1ª edição ocorrida no ano passado, quando 18 atrações musicais, inclusive da Bahia, fizeram a festa dos foliões aurorenses, conforme ressaltou a coordenação do evento.
Este ano, uma média de três mil pessoas compareceu todas as noites ao AuroraFolia, além dos 1300 integrantes dos oito blocos.
A prefeitura garantiu para os três primeiros blocos classificados uma premiação em dinheiro da ordem de 7 mil reais, incluindo a bonificação para a rainha e o rei momo do carnaval 2010. Pouco mais de 12 atrações subiram o palco do Aurora folia, bem como no Vesperal da ABA e carnaval da saudade.
Antecipando o AuroraFolia, ainda na sexta-feira dia 12, aconteceu o 1º grito do Carnaval aurorense sob a animação do cantor Tiaguinho e a banda Mala Mansa, bem como da prata da casa Xoteado elétrico.
A realização do concurso de blocos também conseguiu dar um colorido especial ao evento, vez que a disputa entre ambos mobilizou e movimentou boa parte da comunidade durante o período carnavalesco. Um bônus de ajuda no valor de mil reais foi oferecido a cada um dos oitos blocos inscritos para a disputa deste ano junto a Seculte. A saber: Titanic, Trutas, H-Lera, Auropirados, Lé Lé da Kuca, Tchê, Tchê, Tchê, Pankadão e Rebolation.
Grandes atrações subiram o palco da folia, instalado no coração da cidade:
Na sexta-feira, dia 12 extra-oficialmente aconteceu o 1º grito de carnaval com:
Tiaguinho e Mala Mansa, seguido de Forró Xoteado Elétrico.
No sábado, dia 13 foi a vez de Bondy Samba, a banda baiana Axé Gandaia e Swingueto. No domingo, dia 14 as atrações foram: Namoro Novo, Forró do Pinikado elétrico e Chave de Ouro. Na segunda, dia 15 os foliões pularam ao som da banda Pratukerê e a super Orquestra de Frevo Cananã da Paraíba.
Na terça-feira, dia 15 encerrando o AuroraFolia os foliões se deliciaram com a super Banda da Bahia: Caramba na Cara, Forró com Jeito elétrico e Cara de Pau.
No vesperal da ABA, nas tardes dos dias 13 e 14 a criançada aurorense pularam ao som de Índio e banda e Forró Xoteado elétrico, que também animaram o carnaval da saudade para o público da terceira idade.
Prefeito Adailton Macedo festeja no meio dos foliões aurorenses:
O prefeito Adailton Macedo esteve durante toda a festa no meio dos foliões sendo em alguns momentos carregados nos braços pela multidão no corredor da alegria. Durante a abertura o prefeito falou da sua imensa satisfação em poder está contribuindo com uma das mais expressivas e tradicionais festas populares do país, oportunidade em que também desejou a todos, um carnaval de muita paz, harmonia e alegria.
"Foi um carnaval para ficar na história, festa como essa não tínhamos ainda experimentado aqui em Aurora", disse o jovem folião Damião Gomes, morador do bairro Araçá. "O prefeito Adailton assim como todo o pessoal da secretaria de cultural estão de parabéns pela organização e todo o brilho deste carnaval", disse.
Além da qualidade das atrações que subiram ao palco, todos os que brincaram na avenida ressaltaram o grau de organização, assim como a infra-estrutura que o município ofereceu ao evento. Como também a qualidade e a performance das atrações que se apresentaram durante as noites mominas de Aurora.
A segurança foi também um outro aspecto que a maioria dos foliões destacou. A presença efetiva do destacamento da Polícia Militar durante todos os dias da festa foi algo digno de nota.
Apuração dos votos dos jurados aconteceu na quarta-feira na ABA:
Passado o carnaval, já na quarta-feira de cinzas às 14 horas aconteceu nas dependências da Associação Beneficente Aurorense(ABA) no centro da cidade, a solenidade de apuração dos votos com vistas a escolha dos três melhores blocos de 2010, além da rainha e do rei mono.
A apuração foi por assim dizer, um outro evento muito concorrido. Vez que não apenas os integrantes dos blocos, como também a população compareceu de forma maciça ao clube onde os envelopes com as notas dos jurados seriam abertos. Onde, inclusive estiveram presentes: o prefeito Adailton Macedo, o secretário de cultura José Cícero e de Administração Osasco Gonçalves, o chefe do destacamento da PM local Rosival Roseno, Representantes do Conselho Tutelar, presidentes de blocos, além de outros convidados.
Cerca de cinco jurados votaram sete quesitos, elegendo três dos oito blocos que participaram do carnaval este ano. A presidência da mesa apuradora ficou a cargo do contador o Sr. Raimundo Camillo.
Vesperal da Criança e Carnaval da Saudade aconteceu na ABA:
Durante os dias 13 e 14 aconteceu na ABA o tradicional Vesperal das Crianças com a participação de Índio elétrico e Banda, como também de Xoteado elétrico. No domingo aconteceu o carnaval da saudade direcionado ao clube do Idoso assistido pela Secretaria de Ação Social, através do CRAS – Centro de Referência da Assistência Social. Os blocos mirins também se fizeram presentes na folia de clube: O bloco das Jorgetes e das Periguetes.
Jurados que elegeram os melhores blocos de 2010:
1- Tereza Frazão – Professora.
2- Alan Chagas – Bancário e promotor de eventos.
3- Ronaldo Santos – Professor.
4- Fábio Leite – Ex-seminarista e advogado.
5- Damião Tavares – Maestro e professor de música.
Ao final da apuração foram anunciados os vencedores do concurso de blocos:
1º lugar – Rebolation ( 341 votos)
2º lugar – Pakadão ( 328,5 votos)
3º lugar – Tchê, Tchê, Tchê ( 309,5 votos).
______________
4º lugar – Lé, lé da Kuca (307 votos)
5º lugar – H-lera (263 votos)
6º lugar – Auropirados (257 votos)
7º lugar – Trutas Folia (221 votos)
8º lugar – Titanic Folia (209 votos).
Na noite da terça-feira, 16 aconteceu no palco da avenida o desfile para a escolha da rainha e do rei momo do AuroraFolia 2010.
Rainha eleita do AuroFolia 2010 – Edilânia(galega) representando o bloco Pankadão
Rei Momo do Carnaval 2010 – Erismar(Toroca) representando o bloco H-Lera.
Prefeito Adailton assegura uma premiação ainda maior para o ano que vem:
Além da premiação em dinheiro e da ajuda de custo, todos os blocos receberam uma bela comenda de participação no evento. Assim como a rainha e o rei Momo.
"No próximo ano iremos sofisticar ainda mais o AuroraFolia", disse o prefeito Adailton Macedo, durante a sua fala que antecedeu o momento da abertura oficial dos envelopes contendo as notas dos cinco jurados. "Iremos aumentar a premiação, assim como melhorar ainda mais o nosso carnaval em diversos aspectos, porque o nosso povo merece sempre mais", enfatizou o prefeito que foi bastante aplaudido pela multidão que lotou todas as galerias do clube ABA.
Cada nota do quesito lido pelo locutor era comemorada com entusiasmo pelos foliões. No final, após o anuncio oficial dos campeões tudo virou festa. A alegria tomou conta do ambiente se estendendo por toda a avenida Antonio Ricardo no centro da cidade. A alegria foi geral algo que depressa contagiou a todos. Os campeões de 2010 só queriam comemorar, notadamente o Rebolation que já no seu primeiro ano, sagrou-se o grande campeão deste ano. Já o Pankadão, vencedor de 2009 teve que se contentar com a segunda posição, que também foi bastante festejada por seus integrantes. A terceira colocação ficou com o Tchê, Tchê, Tchê que no ano anterior tinha abiscoitado o segundo lugar.
AuroraFolia: o Povo no carnaval da alegria:
De um modo geral a contribuição de todos os blocos para o AuroraFolia foi fundamental, conforme a visão da Secretaria de Cultura. Cumpre destacar ainda, toda a beleza das cores conferidas aos abadás. Isso definitivamente deu um chame e um colorido a mais para que o AuroraFolia ocorresse com todo o seu glamour, organização e sucesso.
O primeiro AuroraFolia ocorrido em 2009 foi um sucesso esplêndido e este de 2010 veio para superar o anterior. Por isso não é nenhum exagero se afirmar que o evento momino deste ano foi simplesmente espetacular em todos os sentidos que queiramos avaliar, esta é a opinião do secretário de cultura. O prefeito Adailton Macedo por sua vez, também se mostrou bastante contente e satisfeito com o resultado da festa, dado o imenso êxito que o evento obteve junto a população foliã de Aurora e adjacências. "Estamos com certeza fazendo um dos mais organizados e alegres carnavais de rua, com desfile e concurso de blocos da região. Vamos colocar Aurora no calendário cultural e festivo do Cariri", finalizou.
Leia mais em:


Nenhum comentário: