segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

CARNAVAL DE VÁRZEA ALEGRE SERÁ UM DOS MAIORES DA REGIÃO SUL DO CEARÁ

Neste ano, as apresentações artísticas que marcarão o Carnaval de Várzea Alegre serão realizadas no Parque Cívico São Raimundo Nonato.


(07/02/2010) - A cidade de Várzea Alegre se prepara para realizar o maior carnaval da região Sul do Ceará. O prefeito Zé Helder (PMDB), assumiu o governo em 2005, prometendo transformar o evento em atração turística, que antes do seu governo já contava com o desfile de blocos alternativos e das escolas de samba Unidos do Roçado de Dentro e Mocidade Independente do Sanharol.

Para Helder, o carnaval da cidade precisava de investimento. Uma das primeiras atitudes foi tornar o carnaval uma festa ainda mais popular, com a realização de shows públicos - antes a festa era realizada no calçadão da cidade, mas num espaço fechado com folhas de maderito.

A iniciativa de popularizar o carnaval deu certo. De lá para cá, o evento foi batizado de Carnaval da Alegria, chegando agora ao sexto ano, no segundo mandado do prefeito Zé Helder, como um dos maiores eventos da região Sul do Ceará.


Para o prefeito Zé Helder (PMDB), os investimentos direcionados ao Carnaval de Várzea Alegre trarão de volta a essência desta festa verdadeiramente popular.


O prefeito destacou que a estrutura do carnaval passa por observações importantes com o apoio à polícia e a contratação de seguranças para garantir que a festa transcorra em paz, sem incidentes graves. Um trabalho aprovado pelos foliões. Esse ano a polícia militar trabalhará com 50 homens e serão contratados 60 seguranças. A prefeitura desenvolve campanhas educativas de segurança no trânsito, contra o consumo excessivo de bebidas alcoólicas e orientações sobre doenças sexualmente transmissíveis, com distribuição massiva de preservativos e uma equipe de saúde de plantão para casos emergenciais.

Neste ano a festa será realizada, como apoio do governo do estado, através da Secretaria de Cultura e da iniciativa privada, no Parque Cívico São Raimundo (Lagoa de São Raimundo Nonato). A área, recém urbanizada, é o espaço ideal para a realização de grandes eventos, como o Carnaval da Alegria 2010. Serão instalados 20 camarotes na área, para aqueles que querem acompanhar a festa de um ponto estratégico.

A festa contará com a apresentação de três bandas por noite, para animar um público estimado em 25 mil pessoas por noite.

A festa momina contará ainda com a participação de 11 blocos alternativos. Na cidade há blocos com até três mil integrantes. Os maiores blocos são No Embalo, Deixa a Tanga Voar e Gera Amizade.

As escolas de samba Unidos do Roçado de Dentro e Mocidade Independente do Sanharol, provenientes de duas comunidades rurais do município, são um show à parte. A Unidos do Roçado de Dentro, fundada em 1963, esse ano apresentará nas ruas o tema ESURD - REVIVENDO OS ANOS 60. A escola desfilará nos dias 14 e 16, com 600 integrantes. Esse ano, a escola conseguiu recursos da ordem de R$ 15.000,00, junto à Secretaria Cultura do Estado do Ceará, para investir em sua estrutura.

Já a Mocidade Independente do Sanharol desfilará com o tema: VÁRZEA ALEGRE É UMA CIDADE DE HISTÓRIAS: VULTOS E LENDAS QUE MARCAM E ALEGRAM GERAÇÕES. A escola de samba desfilará com 913 componentes, no dia 13, a Escola de Samba Mirim, e no dia 15, a MIS.

Para dar provas da dimensão do carnaval de Várzea Alegre, já não há vagas para hospedagem em hotéis e pousadas, nem casas particulares disponíveis para aluguel.

O prefeito Zé Helder disse que aproveita o momento para incentivar ainda mais o turismo, com a geração de negócios, fortalecendo a economia da cidade, e também para mostrar ao povo, os investimentos feitos na área de infra-estrutura, apresentando uma cidade moderna e de crescimento acelerado, meta do seu governo.


As escolas de samba Unidos do Roçado de Dentro e Mocidade Independente do Sanharol abrilhantarão o Carnaval de Várzea Alegre, defendendo enredos relacionados à tradição cultural do município.
Postar um comentário