segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Começa Curso de Formação Profissional da Polícia Militar

As atividades do Curso de Formação Profissional (CFP) que se constituem na 3ª etapa do Concurso Público para ingresso no cargo de soldado da Polícia Militar do Ceará começaram nesta segunda-feira, dia 22, e vão até o dia 26 de junho de 2010. O Coordenador Geral do Concurso e Diretor do Centro de Educação (CED) da Universidade Estadual do Ceará (Uece), Prof. Nelson Arruda, informa que 1.749 candidatos foram regularmente matriculados e distribuídos em 50 turmas sediadas em diversas unidades Policiais, localizadas em Fortaleza e Região Metropolitana, tais como Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP), Academia de Polícia Civil, 5º e 6º Batalhões da Polícia Militar, Colégio da Polícia Militar, Esquadrão de Polícia Montada (EPMONT), Polícia Rodoviária Estadual, Quartel do Comando Geral, Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (CIOPAER), Companhia de Policia Militar Ambiental - CPMA e Batalhão de Policiamento Comunitário. A aula inaugural aconteceu no último dia 12 de fevereiro, no Centro de Convenções do Estado, que foi proferida pelo Governador do Estado, Cid Gomes e pelo Secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Roberto Monteiro.

O CFP objetiva propiciar o desenvolvimento e aprimoramento da aprendizagem dos futuros policiais militares, buscando sua mais abrangente e perfeita formação técnico profissional. Para tanto, nos próximos quatro meses, os candidatos cumprirão um extenso programa de disciplinas teóricas-práticas que compreende 1.020 horas distribuídas em 36 disciplinas, dos módulos fundamental, profissional e complementar. Fazem parte dessa formação disciplinas voltadas para a compreensão do Direito e suas diversas vertentes tais como Direito Penal, Constitucional, Administrativo, Civil, Ambiental e Direitos Humanos; disciplinas de formação geral como Sociedade, Ética e Cidadania e Comunicação e expressão e disciplinas profissionalizantes e específicas para a atividade militar como Gestão de conflitos e eventos críticos, Armamento letal e não letal, Defesa Pessoal, Técnica Policial Militar, Tiro Policial Defensivo e Direção veicular aplicada. O Prof. Nelson Arruda reforça que a estrutura pedagógica e administrativa do curso favorece o acompanhamento personalizado dos candidatos, pois para cada turma serão destacados um Coordenador de turma e um monitor, designados pela própria Unidade militar onde as aulas estarão acontecendo e um Coordenador local indicado pela Funece.

Ao longo do CFP, os candidatos ainda serão submetidos a testes de aptidão física e avaliação psicológica, além de uma prova objetiva que irá avaliar os conhecimentos adquiridos e que será aplicada nas dependências do Campus do Itaperi, no final do mês de junho. Mais informações sobre o Curso de Formação profissional podem ser obtidas no site www.uece.br/concursopmce2008/turma2.

22.02.10

Assessoria de Imprensa da UECE

Fátima Serpa (mfserpa@uece.br / 85 3101.9606)

Nenhum comentário: