sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Governo do Estado entrega 100 ônibus para transporte escolar


O investimento foi de R$ 15,7 milhões. Em 2010, mais 147 ônibus serão entregues pelo Estado.


Crédito: Queiroz Neto

O governador Cid Gomes entrega nesta sexta-feira, dia 05, às 9h30min, de 100 ônibus escolares que vão beneficiar principalmente estudantes da zona rural do Estado. A solenidade acontecerá no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, com as presenças da secretária Izolda Cela e representantes dos municípios beneficiadas. A ação representa um investimento no valor de R$ 15,7 milhões. Trata-se do primeiro lote de um total de 247 veículos, adquiridos no fim de 2009.

Com o objetivo de dar qualidade ao serviço ofertado no Estado e incentivar a permanência do aluno na escola, o governador Cid Gomes assumiu um compromisso inovador. Para cada veículo adquirido pelo município por meio do programa Caminho da Escola, do Governo Federal, o Estado comprará e doará até cinco ônibus escolares zero quilômetro. Além da renovação da frota, a medida propicia o transporte adequado para alunos que enfrentam dificuldades no trajeto da escola e muitas vezes abandonam a sala de aula. O Governo cumpre, nesse momento, o que prometeu e entrega os veículos aos que aderiram ao programa federal. A expectativa é continuar com o mesmo incentivo para quem ainda não fez aquisição de transportes.

Nessa primeira etapa serão beneficiados 26 municípios: Araripe, Aquiraz, Bela Cruz, Cariré, Caucaia, Coreaú, Crateús, Barbalha, Croatá, Eusébio, Farias Brito, Fortaleza, Horizonte, Independência, Iracema, Irauçuba, Itarema, Limoeiro do Norte, Mauriti, Palmácia, São Gonçalo do Amarante, Tabuleiro do Norte, Tauá, Ubajara, Uruoca e Viçosa do Ceará.

A iniciativa cearense alterou a resolução do programa Caminho da Escola. Antes, os Estados só poderiam comprar até seis composições de veículos. Diante da proposta feita pelo governador, foi retirado da resolução federal o limite orçamentário de compra por parte de cada Estado. A nova redação, além de ampliar esse limite, faculta ao Estado a cessão dos veículos adquiridos aos seus respectivos municípios.

Os novos ônibus trazem novidades para otimizar a trafegabilidade e o conforto dos estudantes. Os veículos possuirão tacógrafo eletrônico e GPS, o que irá garantir maior segurança e permitir o controle do trajeto, dos tempos de percurso de paradas, de consumo e combustível. Também terão equipamentos de acessibilidade, com uma cadeira de rodas especial que poderá ser descida até o nível do solo para embarcar alunos com dificuldade de locomoção.

04.02.2010

Assessoria de Imprensa da Seduc:
Jacqueline Cavalcante – jacquelinec@seduc.ce.gov.br / 3101-3972
Postar um comentário