quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

A IMPORTÃNCIA DO ADVOGADO E DA OAB NA DEFESA DA SOCIEDADE

A Importância Do Advogado E Da Oab Na Defesa Da Sociedade


Por: JOSÉ EDIVANIO LEITE


“O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei.”(Art. 133 da Constituição Federal)


 


O Advogado e a OAB, sempre tiveram papel importante no país, exercendo a defesa dos interesses da sociedade como um todo. Assim foi nas “Diretas Já”, no processo de reforma do Judiciário, bem como nas eleições em geral, pois participa continuamente no processo democrático e nos movimentos de combate a corrupção eleitoral.


 


A profissão de advogado sofre ainda com a incompreensão de alguns, uma vez que é reconhecido como “bom” nos casos de êxito em alguma demanda judicial e no mínimo “ruim” quando uma decisão é desfavorável a algum cliente.


 


Isso, portanto, é de conhecimento do profissional competente, pois, sabe ele que, a profissão é de meio e não de fim, uma vez que este é apenas intermediário entre o cliente e o Judiciário.


 


As características básicas do bom defensor são: A honestidade; A humildade; a Ética; a técnica; o conhecimento profundo das leis e sua interpretação; o interesse pela preservação dos direitos e outros atributos.


 


O Advogado ouve o cliente como um Psicólogo e, aconselha-o após estudo de seu caso, a fim de não errar, pois está em jogo o patrimônio e a vida das pessoas.


 


A OAB sempre foi aliada da sociedade em geral, agindo em sua defesa, bem como no constante aprimoramento das Instituições.


 


Na luta pela celeridade processual; na defesa dos Direitos Humanos e contra os abusos eventualmente praticados pelos agentes públicos, sempre esteve presente a Ordem dos Advogados do Brasil. Sem contar que esta é um manto para o advogado na defesa de suas prerrogativas, garantidas através de Lei Federal.


 


Por fim, o Advogado e a OAB praticam a almejada justiça, pois sua atuação é pautada nos princípios da legalidade e da moralidade administrativas, auxiliando o Estado no estabelecimento da ordem, e buscando sempre a harmonia entre seus cidadãos.


Perfil do Autor


J. EDIVANIO LEITE (Andradina, São Paulo, Brazil) Cearense de Farias Brito, Escritor, Advogado; Bacharel em Direito pela Universidade Guarulhos - SP; Pós Graduando em Direito e Processo do Trabalho; Membro da Academia Brasileira de Direito Processual Civil e membro da J. REUBEN CLARK LAW SOCIETY - USA (Capítulo São Paulo).

(Artigonal SC #1853138)


Fonte do Artigo - http://www.artigonal.com/direito-artigos/a-importancia-do-advogado-e-da-oab-na-defesa-da-sociedade-1853138.html

Nenhum comentário: