quinta-feira, 24 de junho de 2010

III CONFERÊNCIA ESTADUAL DE SAÚDE MENTAL

O CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL – CAPS DE FARIAS BRITO, DESTACA-SE NA III CONFERÊNCIA ESTADUAL DE SAÚDE MENTAL E
GARANTE DELEGADA PARA REPRESENTAR E DEFENDER PROPOTAS
DO CEARÁ CONCERNENTE AO TEMA: DIREITO E COMPROMISSO DE TODOS – CONSOLIDAR AVANÇOS E ENFRENTAR DESAFIOS; NA IV CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE MENTAL.

As Conferências de Saúde são fundamentais para a construção democrática das Políticas Públicas do Sistema Único de Saúde. Entre os objetivos desta conferencia em questão está à promoção do debate sobre saúde mental, com os diversos setores da sociedade no atual cenário da reforma psiquiátrica que indica novos desafios para melhoria do cuidado em saúde mental.
Aconteceu a III conferência de Saúde Mental na macro-regional do Cariri, sediada na Cidade do Juazeiro do Norte, onde contou com a participação de cinco delegados, representando o Município de Farias Brito, a secretária de saúde Dra. Sheyla Martins Alves, o vereador Francisco Pereira (“Chico da Betânia”), a usuária Rejane Cristina da Silva Sousa, a terapeuta ocupacional Dra. Maria Lucíola Colares de Melo, a psicóloga Dra. Maria José Gomes Saraiva e a professora Maria do Socorro da Silva Teixeira nas categorias assim definidas: Gestor, Usuário, Profissionais de Saúde e inter – setorial. Esta etapa antecedeu a III Conferência de Saúde Mental do Estado do Ceará, realizada na Cidade de Fortaleza, tendo como objetivo principal aprovar as propostas do Estado e eleger dentre os 457 delegados eleitos nas etapas Macro - regionais realizadas nas Cidades de Juazeiro do Norte, Sobral, e Quixadá 43 representantes estaduais.





Farias Brito mais uma vez destaca-se na Saúde Mental visto que esteve representado na esfera estadual em duas categorias: usuária e gestor - O
vereador Francisco Pereira Oliveira, Rejane Cristina da Silva Sousa e a Dra. Maria José Gomes Saraiva – Psicóloga do CAPS e Coordenadora. A conferência Nacional de Saúde Mental ocorrerá em Brasília – DF no período de 27 a 30 de Junho de 2010.
Este Município, como sempre buscando a melhoria na qualidade de vida da população, principalmente no que diz respeito a Saúde Mental, conseguiu inclusive garantir uma das duas vagas da macro-região do Cariri, na categoria de Gestor, que será representada pela Dra. Maria José Gomes Saraiva .


Farias Brito-ce, 20 de maio de 2010.





















Nenhum comentário: