quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Assaré inova com técnica do plantio direto de feijão



Há cerca de cinco dias a Ematerce realizou o plantio direto de feijão macassar, numa área de 2 hectares, numa experiência inédita.



A Ematerce realiza uma experiência inovadora no município de Assaré, zona sul do Estado. Trata-se do plantio direto de feijão macassar, numa área de 2 hectares, na Comunidade Extrema. Cerca de 27 agricultores de base familiar da região foram convidados para receber informações sobre a técnica. A expectativa é de que, num prazo que varia de 45 a 50 dias, a produção seja colhida.

Segundo Luzimar Macário, técnico do escritório da Ematerce em Assaré, esta é a primeira vez que o feijão macassar é plantado levando-se em conta a técnica do plantio direto. Antes, o cultivo do grão era realizado com práticas tradicionais com aragem da terra. “A nossa intenção é mostrar aos agricultores a existência de técnicas sustentáveis que apresentem bons resultados”, destaca Macário.

Experiências anteriores em Assaré usando o plantio direto já haviam sido feitas com o milho híbrido. Com o plantio direto do feijão macassar, num primeiro momento, será observado o comportamento da cultura, do solo, economia de água, aparecimento de pragas etc. Inicialmente, a produção esperada deve igualar-se a observada na técnica tradicional do plantio, em torno de 1.200 quilos por hectare.

A área em que foi realizado o plantio é de propriedade do técnico agrícola Joaquim Iezio Cavalcante. Ele comprometeu-se em arcar com todas as despesas relativas a implantação da técnica que está sendo assistida pela Ematerce.

Assessoria de Comunicação e Ouvidoria

Jornalista Joâo Maroto: joao.maroto@ematerce.ce.gov.br

Fone 85.32177872

Postar um comentário