quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Horário de Verão vai começar neste domingo


Medida ficará em vigor até dia 20 de fevereiro de 2011. O principal objetivo é reduzir picos de demanda de energia
São Paulo. O horário de verão deste ano começa à 0h do próximo domingo (17), quando moradores das regiões Centro-Oeste, Sul e Sudeste deverão adiantar o relógio uma hora. A medida ficará em vigor até dia 20 de fevereiro de 2011.

O principal objetivo, com o horário de verão, é reduzir os picos de demanda, proporcionando uma utilização de energia diária mais uniforme. Adiantar o horário diminui o carregamento nas linhas de transmissão, subestações e nos sistemas de distribuição.

Datas fixas
Desde 2008, decreto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva estabelece datas fixas para o início e término do horário de verão. Antes, anualmente, era publicado um decreto para definir o período da mudança.

De acordo com o decreto, a mudança no horário ocorrerá, todos os anos, no terceiro domingo de outubro e terminará no terceiro domingo de fevereiro. Se a data coincidir com o domingo de Carnaval, o final do horário de verão é transferido para o próximo domingo.

A Bovespa (Bolsa de Valores de São Paulo) e a BM&F (Bolsa de Mercadorias & Futuros) estreiam novos horários a partir do próximo dia 18, com o início do horário de verão.

A partir da próxima segunda-feira (18), o pregão da Bolsa de Valores atrasa uma hora e passa a funcionar entre 11h e 18h (hora de Brasília). O chamado "after-market" (pregão eletrônico) muda para o horário das 18h30 às 19h30.

Já no segmento da BM&F, o início dos negócios de contratos futuros e de opções, baseados em índices (cesta de ações) também avança uma hora, para a faixa das 10h às 18h30. Para os demais produtos, os horários não sofreram alterações.
www.diariodonordeste.com.br
Postar um comentário