quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Aproveitamento do pedúnculo do caju é tema de capacitação em Beberibe


O curso foi destinado a agricultores familiares da comunidade de Umari-Palmeira. A fabricação de 35 tipos de alimentos oriundos do pedúnculo foram ensinados.


Agricultores e agricultoras familiares da comunidade de Umari-Palmeira, distrito de Paripueira, em Beberibe, participaram, no período de 25 a 29 de outubro último, de capacitação sobre o Processamento do Pedúnculo do Caju. O evento foi promovido pelo escritório local da Ematerce, em Beberibe e contou com recursos financeiros oriundos do Governo do Estado do Ceará, através do MAPP 29.

Por ocasião da capacitação, os agricultores familiares aprenderam a fabricar cerca de 35 produtos, oriundos do pedúnculo do cajueiro, cuja perda é bastante elevada em função da falta de conhecimento de como aproveitá-lo. Cajuína, polpa, licores, mel, doces em calda e em pasta, carne de caju, geléias, rapaduras e hamburgeres estão entre estes itens.

Com a capacitação, os agricultores familiares passam a contar com mais uma oportunidade para incrementar a renda familiar. Tais produtos ainda podem ser incorporados à alimentação de alunos de escolas municipais e estaduais, além de integrarem a lista de produtos adquiridos por programas como o PAA (Programa de Aquisição de Alimentos).


Assessoria de Comunicação e Ouvidoria
Jornalista João Maroto: joao.maroto@ematerce.ce.gov.brEste endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo.
Fone 85.3217.7872


Postar um comentário