quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Melhorando a Qualidade de Vida dos Caririenses - Por Yuri Lacerda

Imagem de Satélite das principais ruas do centro do Crato/CE. (Fonte: Google Maps)

É notável que toda a nossa região do Cariri sofre com o sol escaldante quase que diariamente. Este vem a causar uma série de doenças, entre elas o próprio câncer de pele, além de uma situação de desconforto provocada pelas altas temperaturas.

Uma solução para este mal estaria na arborização, que além de solucionar estes problemas vem a trazer uma série de benefícios para a nossa sociedade, tais como: a amenização dessas altas temperaturas, uma melhora na qualidade do ar, o controle dos efeitos da chuva e a atenuação de ventos e ruídos [1].

Raramente presenciamos alguém plantando uma árvore nas calçadas de nossa cidade, muito pelo contrário, o que vemos são as árvores sendo cortadas por estas pessoas, em nome do processo de crescimento de edificações, pelo menos é o que dizem por aí. O governo muito pouco faz para coibir a ação dos criminosos que cortam essas árvores, além do fato que nem sequer incentiva ao plantio de árvores.

Poucas são as medidas de arborização que aos políticos caririenses tomam com relação ao plantio de árvores. Quando "muito fazem", elaboram um pequeno projeto com altos custos, para se colocar algumas plantas ornamentais. Estas trazendo pouquíssimos benefícios para a população. Nem sequer sombra trazem, ou me corrijam caso esteja errado! Pelo menos é o que se dá para conferir com os últimos "micro" projetos na nossa região. Observe nas imagens como as principais ruas do centro do Crato e Juazeiro do Norte como são "carentes" de árvores.

Cadê os nossos prefeitos E vereadores? Aprendam com o exemplo de grandes cidades para fazerem e executarem projetos de arborização! A Internet está disponível com uma imensidão de exemplos a serem seguidos! Já está pronto, basta copiar e adequar a nossa região.

Melhorem a nossa qualidade de vida! Pagamos elevados impostos, vocês foram eleitos pelo povo! Sejam dignos de melhorar a qualidade de vida destes pobres seres humanos. Não queremos projetos só em vésperas de eleições, muito menos promessas.

Imagem de Satélite das principais ruas do centro do Juazeiro do Norte/CE. (Fonte: Google Maps)

Já pensou como seria bom pegar uma bike de tarde para ir ao centro do Crato (ou do Juazeiro? Ou de Barbalha? Ou de Farias Brito?) curtindo a sombra de árvores? Ah, falar nisso... cadê as ciclovias, alguém pode responder?

Não consigo entender que algumas cidades como Assaré, Várzea Alegre, Iguatu possuem ciclovias (poucas, mas tem) e O CRATO NÃO TEM NENHUMA! Dita por ser o berço da cultura, uma das cidades do interior do nordeste que mais agrega lojas especializadas na venda de bicicletas, e não tem uma única ciclovia!?

Tentam resolver o problema do transito do Crato e de outras cidade do Cariri só com a bendita "faixa azul"! Será que não poderiam pensar em transportes alternativos? Em transporte público de qualidade? Ou pelo menos pegar o dinheiro que se vai arrecadar com essa "faixa azul" e investir em outras soluções?

Este já é tema para um outro artigo! Desculpem-me mas tem hora que o atraso deixa a gente indignado. Não culpo apenas os governantes atuais, pois são problemas antigos e que ninguém nunca trouxe soluções.

Alguns problemas não precisam de milhões de reai$ para serem resolvidos, e sim de ideias e de vontade!

Por Prof. MSc. Yuri Lacerda

Referências:

[1] http://ww2.prefeitura.sp.gov.br/secretarias/meio_ambiente/concursofotografia/arborizacao.htm

Um comentário: