quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Umidade do ar deve ficar abaixo de 30% em municípios do CE, diz INPE

INPE
Farias Brito está entre os municípios com baixa umidade nesse período.

Municípios do Sul do Ceará devem apresentar umidade relativa do ar abaixo de 30% nesta quinta-feira (11) e sexta-feira (12), segundo informações divulgadas pelo Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). A alteração climática considerada atípica para a Defesa Civil do Ceará deve-se a uma grande massa de ar quente seco que atua sobre o interior da Bahia nos últimos dias.

A Região Sul do Ceará compreende os municípios de Juazeiro do Norte, Crato, Barbalha, Mauriti, Brejo Santo, Missão Velha, Milagres, Caririaçu, Jardins, Campos Sales, Aurora, Assaré, Araripe, Barro, Farias Brito, Santana do Cariri, Salitre, Coqueiras, Nova Olinda, Abaiara, Potengi, Pena Forte, Jati, Autaneira, Granjeiro. Outros 15 estados brasileiros também devem apresentar umidade abaixo de 30% nos próximos dois dias.

Padrão da OMS aponta Estado de Atenção

De acordo com o padrão da Organização Mundial de Saúde (OMS), municípios devem entrar em Estado de Atenção quando apresentarem umidades entre 21% e 30%. A Defesa Civil do Ceará alertou para os grupos mais vulneráveis nesta situação: criança com menos de três anos de idade, adultos com mais de 65 anos e pessoas com diagnóstico de asma, bronquite crônica ou enfisema. Os problemas de saúde ocorrem porque a baixa umidade dificulta a limpeza do sistema respiratório devido ao ressecamento da mucosa do nariz até a dos brônquios.

O secretário executivo da Defesa Civil do Ceará, Coronel Leandro Nogueira, diz que o Estado tem registrado outros fenômenos naturais atípicos nos últimos anos. “Além dessa baixa umidade, foram registrados outros casos atípicos como erosão marinha e até chuva de granizo, como ocorreu em 2010 na Região Norte”, afirma.

Fonte: G1.
Postar um comentário