terça-feira, 6 de setembro de 2011

Aeroporto funciona 24 horas

A partir de hoje, o Aeroporto de Juazeiro do Norte vai ter funcionamento 24 horas, com novos voos diários

Juazeiro do Norte. O Aeroporto Orlando Bezerra de Menezes passa a funcionar, a partir de hoje, durante 24 horas, pela primeira vez na história de mais de três décadas, em Juazeiro. O crescimento impulsionado nos últimos anos, no local, não deu outra. Será a partir do dia 22 deste mês, com a inserção da empresa Passaredo Linhas Aérea, oito voos diários e até o fim do ano, o aeroporto deverá ter uma movimentação de cerca de 400 mil passageiros. Com isso, mais empresas poderão iniciar novas rotas com a oferta de horários disponíveis.

Somente para a Capital serão quatro voos diários, o que acarretará numa concorrência inédita, com passagens em até R$ 119,00. Com esses valores a Passaredo inicia sua atuação na região. De acordo com a coordenação regional da empresa, as operações já são iniciadas com a perspectiva de crescimento.

Ampliações

As ampliações do número de voos e empresas em operação no Aeroporto Orlando Bezerra de Menezes, em virtude da consequente demanda de passageiros, fez com que aumentasse o horário de funcionamento do equipamento. As empresas atuando no local atualmente são Gol, Azul, Passaredo e Avianca. Este ano, foram mais duas novas empresas. E poderiam ser mais, de acordo com o vice-prefeito de Juazeiro do Norte, José Roberto Celestino.

O Cariri já chegou a perder voos de empresas este ano, pela falta de horários disponíveis de funcionamento. Uma desses empresas foi a Trip, em maio deste ano, que destinaria um voo para a cidade de Guarulhos, em São Paulo, entre as 18 horas e meia-noite, horários em que o aeroporto se encontrava fechado. A outra foi a TAM. "Agora, o aeroporto tem uma flexibilidade total para qualquer companhia", diz celestino.

Ontem pela manhã, a superintendência do aeroporto esteve reunida com a coordenação para os novos ajustes. Outro item, de acordo com o vice-prefeito, que será garantido com o novo funcionamento, será a segurança para as aeronaves no espaço do aeroporto, facilitando o contato da aviação comercial, com o equipamento, mesmo dentro de outras rotas, mas que passem pela região.

Mudanças

O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), de Juazeiro, Michel Araújo, diz que já não era sem tempo essa ampliação de horário. Segundo ele, as próprias condições do equipamento já demonstram a necessidade de mudanças. As perdas de voos são uma confirmação disso, conforme o dirigente lojista.

Ele afirma que as novas ofertas de voos com o aumento do número de passageiros acaba obrigando o próprio governo a agilizar obras que estão por muito tempo emperradas no local. "E quem ganha em desenvolvimento é a própria região, com o favorecimento de setores como a indústria, comércio e serviços", avalia.

A nova rota da Passaredo a partir do dia 22 será Fortaleza, Juazeiro do Norte, Salvador e Vitória da Conquista, na Bahia, e Guarulhos, em São Paulo.

Autorização

De acordo com o superintendente do aeroporto, Roberto Germano, os novos voos da Passaredo foram autorizados pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Representantes da nova empresa estiveram semana passada em Juazeiro do Norte, para o lançamento oficial da Passaredo via Cariri. Este mês deve ser iniciada a instalação dos Módulos Operacionais Provisórios (MOPs), para a ampliação dos terminais de embarque e desembarque de passageiros, que de janeiro a julho ultrapassa a marca dos mais de 176 mil passageiros, que passaram pelo local.

Em relação ao mesmo período do ano passado são quase 35 mil usuários a mais dos serviços. Além dos MOPs, haverá melhorias na infraestrutura dos banheiros e serviços de restaurantes e lanchonetes.

Com a nova infraestrutura de atendimento e atual reforma interna para instalar as novas empresas aéreas, se prevê a capacidade anual de mais de 500 mil passageiros por ano. A atual é de pouco mais de 50 mil.

No mês de maio, o Aeroporto Orlando Bezerra de Menezes operava com quatro voos, três deles para Capital do Estado. Ano passado, passaram pelo local 247 mil passageiros.

Superlotação

As preparações da infraestrutura para receber os Mops já foram iniciadas. Com isso, serão amenizadas as condições de superlotação da área interna de embarque e desembarque. O aeroporto de Juazeiro, por conta do crescimento da demanda, fez com que a própria sociedade local se mobilizasse para reivindicar maior atenção. A partir de agora, iniciam as mudanças.

Passageiros

400 Mil passageiros, aproximadamente, será a movimentação do Aeroporto Orlando Bezerra de Menezes até o fim este ano. Com novos voos, mais empresas poderão iniciar novas rotas

MAIS INFORMAÇÕES
Aeroporto Orlando Bezerra de Menezes - Avenida Virgílio Távora, 4000 -Bairro Aeroporto
Telefones: (88) 3572.0700 / 3572. 2118

Elizângela Santos
Repórter - Diário do Nordeste
Postar um comentário