segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Um desserviço à região do Cariri - Por Yuri Lacerda

É triste ver como determinados tipos de mídias no Brasil prestam um desserviço a comunidade. Um forte exemplo são determinados sites que exploram a miséria humana através de textos e fotografias sobre mortes, assassinatos, crimes violentos e assuntos semelhantes.

Por exemplo, ao fazer pesquisas de sobre cidades caririenses na excepcional ferramenta que é o Google Images, a qual ajuda a encontrar fotografias sobre os mais inimagináveis assuntos, serão exibidos as mais tristes (e arrepiantes) fotografias de crimes brutais e acidentes. Também, claro que há algumas que realmente são relevantes.

Isto dá-se por conta de que o Google Imagens se utiliza de códigos que automaticamente extraem imagens de sites disponíveis na Internet. Como não há como detectar automaticamente com uma alta precisão o conteúdo de uma imagem, então não é possível que os servidores do Google filtrem apenas as imagens relevantes.

Imagine só as seguintes situações:

1) Uma criança que venha a utilizar esta ferramenta para fazer uma trabalho escolar, ao pesquisar por "Crato Ceará" encontrará fotografias de "faca suja de sangue", "motoqueiro banhado de sangue", "carros retorcidos", etc.

2) Um turista querendo visitar a cidade do Juazeiro do Norte ao pesquisar por "Juazeiro do Norte Ceará" encontrará fotografias de coisas que prefiro nem comentar.

Melhor ainda, não precisa nem ser uma criança ou um turista, basta ser um cidadão que no seu direito não quer se submeter a ver imagens de crimes brutais, com cenas fortíssimas. Desta forma, peço encarecidamente que alguma autoridade caririense encontre uma forma de solucionar este problema, isto é algo que deve ser tratado com seriedade. Uma solução seria fazer o contato direto com o Google para que fizesse o bloqueio das imagens com estas cenas fortes.

Estarei encaminhando e-mail pedindo soluções. Para a população façam a sua parte denunciando ao acharem imagens ofensivas (fortes imagens de crimes, mortes e acidentes) no Google Imagens sobre a nossa região.

Por Yuri Lacerda

Nenhum comentário: