terça-feira, 11 de outubro de 2011

Docentes e Discentes curso de Sistemas de Informação do IFCE - Campus Crato realizam visita técnica na UFC - Por Yuri Lacerda


 Alunos do Curso de Sistemas de Informação visitam uma das poucas impressoras 3D de grande porte do Brasil

Na última quinta-feira, alunos de diversos cursos do IFCE - Campus Crato realizaram visita técnica em alguns setores da Universidade Federal do Ceará (UFC)- Campus do Pici. Os alunos e professores dos cursos de Bacharelado em Zootecnia e Técnico em Agropecuária dirigiram-se aos setores de Zootecnia, Tecnologia de Alimentos e de Agropecuária.

Os alunos do curso de Sistema de Informação realizaram visita técnica ao CENAPADNE, GREat e LOCEM (setores relacionados a informática). A visita técnica, coordenada pelos professores Robson Feitosa e Yuri Lacerda, iniciou no GREat (Grupo de Redes de Computadores, Engenharia de Software e Sistemas - http://www.great.ufc.br). A visita foi guiada pelo professor e pesquisador Dr. Paulo Henrique Mendes Maia e pelo Gerente de Projetos Me. Tales Paiva Nogueira, ambos colaboradores do GREat.

Professores do IFCE e colaboradores do GREat.
Da esquerda para direita: Prof. MSc. Yuri Lacerda, Me. Tales Paiva, Prof. Dr. Paulo Henrique e Prof. MSc. Robson Feitosa.


Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer todos os setores do grupo, tais como: o centro de design de produtos (local que guarda uma das poucas impressoras 3D de grande porte em operação no Brasil), laboratórios de pesquisa e desenvolvimento, salas de servidores, biblioteca, entre outros. Ao final da visita, o professor Dr. Paulo Henrique ministrou uma palestra apresentando de forma mais detalhada o grupo, tais como recursos humanos, histórico, projetos, áreas de atuação e oportunidades disponíveis no GREat.

Alunos e o Prof. Me. Agliberto Melo no LOCEM


Em seguida, os alunos se dirigiram para o LOCEM (Laboratório de Telecomunicações e Ciência e Engenharia de Materiais - http://www.locem.ufc.br/), numa visita articulada pelo professor do campus Crato Agliberto Melo. O professor é integrante deste laboratório, onde desenvolve sua tese de doutorado. Os alunos além de conhecerem as instalações do laboratório, também conheceram algumas das pesquisas que estão sendo desenvolvidas pelo respectivo grupo.

Prof. Me. Welligton Sarmento apresentando o Instituto UFC Virtual

Por fim, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer o Instituto UFC Virtual (http://www.virtual.ufc.br) em uma visita guiada pelo analista de sistemas Taciano Pinheiro e pelo Professor Me. Wellington Sarmento, coordenador da área de Desenvolvimento de Sistemas do Setor de Tecnologias Digitais do Instituto. Esta instituição é responsável por oferecer cursos a distância em diversas áreas em parceria com a UAB (Universidade Aberta do Brasil) e o curso presencial de “Sistemas e Mídias Digitais”.

O analista Taciano Pinheiro, Prof. Me. Welligton Sarmento e alunos do IFCE no laboratório de desenvolvimento do SOLAR.

O professor Wellington apresentou para os alunos do IFCE - Campus Crato toda a estrutura física do instituto, além de todos os setores responsáveis pelo processo de produção dos cursos e das suas respectivas execuções. Os alunos também conheceram os laboratórios de desenvolvimento da plataforma SOLAR, utilizada como AVA (Ambiente Virtual de Aprendizado) do respectivo instituto para os cursos semi-presenciais.

3 comentários:

Dr. Cazuza disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Dr. Cazuza disse...

É isto que as Escolas tem que fazer: visitas técnicas e excursões levando os alunos para conhecerem outros locais. Parabéns a equipe de Professores e a Administração da Escola Técnica Federal por apoiar importante evento.

laice disse...

Parabéns! ao IFCE- Campus Crato, Representados pelos professores:Robson e Yuri lacerda alunos do Instituto.
Sao aulas assim instigantes e contextualizadas que levam os nossos alunos a uma aprendizagem mais significativa, e consequentemente despertam os nossos educandos para a busca do conhecimento.