segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Beneficiários do Bolsa Família têm até quarta-feira para atualizar dados do cadastro

Os inscritos no Programa Bolsa Família no Ceará devem atualizar seus dados até o próximo dia 29 para não terem seus benefícios cancelados a partir de 1º de março. A orientação é do Núcleo de Benefícios e Transferência de Renda, da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS). Em todo o Estado, 49.363 beneficiados terão que comparecer às prefeituras municipais de suas respectivas cidades munidos de documentação para realizar a atualização dos dados.

No processo de revisão cadastral de 2011, o Ceará tinha 134.015 famílias com cadastros a serem atualizados, das quais 84.652 já tiveram a situação regularizada. O número corresponde a 63% de cadastros atualizados em todo o Estado, valor acima da média nacional que foi de 58%.

Treze municípios cearenses tiveram melhor desempenho no processo de revisão cadastral de 2011 e ficaram entre 90% e 100% de benefícios revisados. Acarape, Altaneira, Cariús, Cruz, Ererê, Jaguaribara, Jaguaruana, Madalena, Miraíma, Mucambo, Mulungu, Piquet Carneiro e Pires Ferreira revisaram 3.721 cadastros de 3.997, o que corresponde a 93,09% de benefícios atualizados.

CadÚnico
No Ceará, estão cadastrados no CadÚnico 1.619.022 famílias, das quais 1.076.763 são beneficiárias do Bolsa Família, e recebem auxílio mensal de R$ 32,00 a R$ 306,00, dependendo da composição familiar e da situação de pobreza em que se encontrem.

Além do Bolsa Família, os inscritos no CadÚnico no Ceará podem ser contemplados em outros programas, como o Minha Casa Minha Vida, o Peti, o ProJovem e gozar de novos benefícios, a exemplo de tarifas sociais, de isenção de taxas para concurso público e Carteira Nacional de Habilitação (CNH) etc.

Em dez anos do CadÚnico, o Ceará já foi premiado duas vezes, uma em cada edição do programa, por desenvolver ações inovadoras de gestão e desempenho na qualificação e inserção de novos beneficiários. O Ceará também foi o primeiro Estado do Brasil a ter todos os municípios incluídos no CadÚnico.

Documentação necessária para atualização de dados:
Representante da família (titular do cartão de benefício):
- CPF ou título de eleitor (obrigatório)
- Comprovante de endereço atualizado
- Outros documentos de identificação com validade nacional

Crianças e adolescentes com idade inferior a 18 anos:
- Certidão de nascimento
- Declaração escolar obrigatória para as idades de 7 a 17 anos
- Cartão de vacinação em dia para crianças de 0 a 7 anos incompletos

Demais membros da família (maiores de idade):
- Qualquer documento de validade nacional: carteira de identidade, carteira de trabalho (obrigatório para quem declara ter vínculo empregatício), certidão de nascimento ou casamento, CPF, título de eleitor ou carteira de habilitação

27.02.2012

Assessoria de Comunicação Social da STDS
Carlos Eugênio Saraiva - 85 3101.2089 / 2099
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