sexta-feira, 6 de julho de 2012

Expocrato começa neste domingo

São esperados 500 expositores durante os sete dias de feira. A expectativa é de que sejam gerados R$ 50 milhões em negócios

Começa neste domingo (8), a 61ª edição da Exposição Agropecuária do Crato (Expocrato), tradicional evento sócio-cultural da Região do Cariri, que em 2012 fará homenagem ao centenário do cantor e compositor nordestino Luiz Gonzaga.

Segundo o presidente da Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos da Biorregião do Araripe (ACCOA), Francisco Leitão, são esperados cerca de 500 expositores de animais bovinos, ovinos, caprinos, equinos e suínos. “Nós teremos dez exposições nacionais de ovinos e caprinos, seis exposições rankeadas de bovinos, uma exposição nordestina de cavalo pônei, e seis exposições panamericanas de cães. Vamos receber juízes da Colômbia, República Dominicana, Chile, Argentina, Bolívia e Alemanha”, afirmou Leitão. O Canal Terra Viva vai transmitir os leilões pela internet seis exposições panamericanas de cães. Segundo Leitão, a expectativa é de geração de R$ 50 milhões em negócios.

Francisco Leitão destaca que a Expocrato permite a melhoria do padrão genético do rebanho bovino, caprino e ovino, com a comercialização de animais e de sêmen de diversas espécies, além do concurso leiteiro.

A Expocrato reúne ainda agricultores familiares, artesãos, pecuaristas, expositores, empresários, instituições financeiras, órgãos públicos e privados, gerando emprego e renda. Para o secretário do Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins, a Expocrato está se fortalecendo a cada ano que passa. “Em oito dias, quatro mil empregos são gerados no Crato e na Região do Cariri. Movimenta todo o Nordeste gerando emprego e renda em várias áreas, sem contar a grande contribuição para o melhoramento genético do nosso rebanho”, destacou.

Programação cultural

A solenidade de abertura será neste domingo, às 19 horas, no Parque de Exposições Pedro Felício Cavalcanti, e contará com a presença do secretário do Desenvolvimento Agrário, Nelson Matins, de outras autoridades estaduais e municipais.

Na abertura, haverá ainda a apresentação de 100 sanfoneiros nordestinos que cantarão composições de Luiz Gonzaga, Asa Branca e Eu Vou Pro Crato. Até 15 de julho, shows nacionais, de Ivete Sangalo, Parangolé, Zezé di Camargo e Luciano e Aviões do Forró, CPM22, entre outras atrações movimentarão a programação cultural.

Serviço:
Expocrato 2012
Abertura oficial: Domingo, 8 de julho, às 19horas

Funcionamento: até 15 de julho, das 8h às 22h, no Parque de Exposições Pedro Felício Cavalcanti, rua Rui Barbosa, 305, Crato-Ceará.

Programação cultural: Shows a partir das 22 horas:

Domingo (8), Limão com Mel e Calcinha Preta
Segunda-feira (9) Parangolé
Terça-feira (10) CPM22, Forró Direito, Ferreirinha do Acordeon
Quarta-feira (11) Thiaguinho, ex-exaltasamba, Banda Calypso, Solteirões do Forró
Quinta-feira (12) Ivete Sangalo, Toca do Vale, Dorgival Dantas e Caninana do Forró.
Sexta-feira (13) Aviões do Forró, Forró do Muido, Pé de Ouro, Alaursa.
Sábado (14) Garota Safada, Sorriso Maroto, Forró da Curtição
Domingo (15) Zezé di Camargo e Luciano, Banda Magníficos, Arreio de Loiro e amigos sertanejos

Assessoria de Comunicação da Secretaria do Desenvolvimento Agrário

Lúcio Filho – (85) 3101.8105 | 8897.8510
lucio.filho@sda.ce.gov.br | asscom@sda.ce.gov.br
Twitter: @ImprensaSDA

Cícero Lacerda – estagiário de Jornalismo
cicero.lacerda@sda.ce.gov.br
Postar um comentário