terça-feira, 18 de setembro de 2012

Novas franquias no Cariri



Apenas no segmento de vestuário, nos últimos três meses, mais de 15 lojas foram inauguradas na região

Crato Com o crescimento econômico da região do Cariri, muitas franquias de marcas nacionais e internacionais estão sendo instaladas. Atualmente, somente no Cariri Garden Shopping, em Juazeiro do Norte, existem cerca de 30 estabelecimentos deste tipo.

A loja Dzarm, inaugurada recentemente, já tem grande aceitação entre o público consumidor, por oferecer produtos a preços baixos FOTO: YAÇANÃ NEPONUCENA

Os comerciantes apostam nas mudanças do perfil dos consumidores, que, influenciados pelas estratégias de marketing, preferem adquirir itens exclusivos.

Eles passaram a ser mais exigentes também no que diz respeito à qualidade, durabilidade e preço das peças, que geralmente são diferenciados quando há categoria dos produtos de referência. Mas, o trâmite de abertura de uma franquia é burocrático. Os comerciantes precisam investir, em média, R$ 800 mil e atender aos requisitos da rede.

Variedade
No segmento de vestuário, nos últimos três meses, mais de 15 lojas franqueadas foram abertas. Uma delas é a Dzarm. A marca, que entrou no mercado regional recentemente, já tem grande aceitação entre os clientes, por oferecer roupas, acessórios e calçados a preços acessíveis.

Ao todo, são mais de três mil itens, que atendem aos gostos diversos de homens e mulheres com idade acima de 16 anos. A loja é a única exclusiva da marca em todo o Nordeste. Em pouco mais de um mês de atuação, já apontou movimentação diária de mais de 50 clientes.

A expectativa do comerciante José Wendel Gomes é que até o final do ano, quando o setor do comércio registra um aquecimento, as vendas aumentem em mais de 30%. "Estamos começando nossas atividades, mas já temos a esperança de que, até dezembro, as vendas serão maiores. A aposta será nas tendências para o verão e no fluxo de turistas que visitam a região nesse período", revela.

A maior movimentação de compradores na região do Cariri é registrada pelos lojistas em julho e dezembro. Nesse período, as lojas chegam a vender cerca de 30% a mais que nos demais meses do ano.

Mas, em 2012, a crise internacional e a estiagem estão influenciando na queda dos lucros. De acordo com os comerciantes, a movimentação caiu aproximadamente 40%, o que está motivando a diminuição das compras de estoques para o fim de ano. Para atrair mais clientes, e oferecer roupas adequadas para cada estação, no momento, os comerciantes do setor de vestuário investem em peças leves, que se ajustam ao clima local.

Porém, enquanto alguns franqueadores se instalam, outros planejam expandir suas atividades, como é o caso do comerciante Jardel Viana de Macedo, que, há cerca de dois anos, implantou uma das primeiras franquias na região. Em sua loja, ele oferece roupas e acessórios da Hering, marca que ampliou a atuação em todo o mercado nordestino.

Apenas no Estado do Ceará, são cinco pontos de venda. Em Juazeiro do Norte, mensalmente, são comercializadas cerca de duas mil peças. A marca já está estudando a possibilidade de abrir um novo ponto de venda.

Diante da grande aceitação, e a partir das vendas em varejo qualificado, realizadas anteriormente em Crato, Jardel Viana tem como diferencial a venda de seis coleções, anualmente. Ao todo, a franquia já tem mais de mil clientes cadastrados.

Para ampliar o fluxo de compradores, o comerciante investe em novidades. O perfil dos clientes Hering é variado. Entretanto, a preferência entre eles ainda é por roupas básicas.

As camisetas brancas são as mais vendidas na região. Os itens agradam aos gostos das classes A à D, uma vez que os preços são acessíveis.

Crescimento
30% é a expectativa dos comerciantes para ampliação das vendas durante o fim do ano. A maior movimentação no Cariri é registrada de julho a dezembro

Mais informações:

Cariri Garden Shopping
Avenida Padre Cícero
Bairro Triângulo
Juazeiro do Norte (CE)
Telefone: (88) 2101.5444


YAÇANÃ NEPONUCENAREPÓRTER
Postar um comentário