sábado, 1 de setembro de 2012

Procissão de Nossa Senhora da Penha reunirá cerca de 40 mil pessoas nas ruas do Crato, na tarde deste sábado

Procissão de Nossa Senhora da Penha reunirá cerca de 40 mil pessoas nas ruas do Crato, na tarde deste sábado
Será encerrada neste sábado, dia 1º, com grande procissão pelas ruas do Crato, a festa da padroeira da cidade, Nossa Senhora da Penha. As comemorações foram iniciadas no último dia 22, com grande carreata pelas ruas da cidade. A expectativa é que mais de 40 mil pessoas participem do cortejo, levando a imagem da santa em carro-andor. A grande procissão será a partir das 17 horas, seguida da benção do santíssimo. Antes, haverá consagração à Nossa Senhora da Penha, com celebração da missa, às 16 horas. O roteiro este ano segue saindo da praça da Sé, Dom Quintino, Avenida Pericentral, Maildes de Siqueira, José Marrocos, Monsenhor Esmeraldo, Ratisbona, Bárbara de Alencar, Miguel Limaverde e o retorno para a Sé Catedral

A abertura da festa contou com cerca de 5 mil pessoas. Mais de mil veículos acompanharam o cortejo, que saiu à noite do Mirandão, acompanhado de carros de som empolgando toda a população, para festejar junto esse momento. Várias ruas foram percorridas e os fiéis devotos de Nossa Senhora se emocionaram com a passagem do carro-andor ornamentado. A imagem da santa chegou à Sé Catedral depois das 21 horas, e foi saudada por uma grande multidão. A abertura oficial foi feita pelo bispo Diocesano, Dom Fernando Panico. A catedral da Sé também completa 244 anos e 98 anos de paróquia. A devoção à Nossa Senhora da Penha a cada ano só aumenta na cidade e a reverência em todo o Brasil. Os festejos religiosos também estão dentro do Triênio para os cem anos da Diocese do Crato, que serão comemorados em 2014. Nossa Senhora da Penha é também padroeira da diocese.

A programação contou com as caminhadas marianas, as missas diárias, ofício da Imaculada Conceição, novena e benção do santíssimo. A parte social da festa de frente à matriz teve o espaço da praça da Sé, que foi recentemente inaugurada e os seus vendedores organizados. O Padre Edmilson Neves, pároco da matriz, destaca a grande participação do público durante a programação.

A grande procissão, segundo o pároco, acontece a partir das 17 horas, seguida da benção do santíssimo. Antes, haverá consagração à Nossa Senhora da Penha, com celebração da missa, às 16 horas. O roteiro este ano segue, saindo da praça da Sé, Dom Quintino, Avenida Pericentral, Maildes de Siqueira, José Marrocos, Monsenhor Esmeraldo, Ratisbona, Bárbara de Alencar, Miguel Limaverde e Sé Catedral. Durante a programação social, será realizada quermesse, com bingos e leilões, todos os dias. Durante os dias de realização da festa de Nossa Senhora da Penha, a Igreja estima a participação de 70 mil pessoas.
Leia Mais:
DEVOÇÃO À NOSSA SENHORA DA PENHA

A devoção à Nossa Senhora da Penha começou a partir do momento em que os frades capuchinhos chegaram ao Cariri, no período da colonização, há mais de 300 anos.  A primeira imagem veio para o Crato da Basílica de Nossa Senhora da Penha, em Olinda-PE, e ainda existe preservada na paróquia. A justificativa para que viesse ao Crato é que imagem ficou pequena no altar construído na Basílica daquela localidade.  A imagem foi adquirida na França. O padre ressalta a devoção a Nossa Senhora da Penha na Região e no Brasil, a exemplo das cidades de Campos Sales, no Cariri, e paróquias da Penha em São Paulo e Rio de Janeiro.



Por: Elizângela Santos para o BLOG DO CRATO
Repórter e Colaboradora
Postar um comentário