domingo, 28 de outubro de 2012

Elmano de Freitas e Roberto Claudio disputam segundo turno em Fortaleza

Local com maior quantidade de eleitores é a universidade estadual.
Veja o horário de votação dos candidatos a prefeito de Fortaleza.



Do G1 CE
Elmano de Freitas (PT) e Roberto Claudio (PSB) disputam o segundo turno em Fortaleza (Foto: G1)Elmano de Freitas (PT) e Roberto Claudio (PSB)
disputam o segundo turno em Fortaleza (Foto: G1)
Neste domingo (28), 1.612.155 pessoas devem ir às urnas em 13 zonas eleitorais em Fortaleza, de acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE). O maior local de votação da capital, a Universidade Estadual do Ceará (Uece), vai receber, das 8 horas às 17 horas, 11.403 eleitores. Os candidatos Elmano de Freitas (PT) e Roberto Claudio (PSB) disputam a prefeitura da quinta mais populosa cidade do país.
O candidato do PSB, Roberto Cláudio, será o primeiro a votar, às 9h, no Colégio Batista, no Bairro Aldeota. Ele irá acompanhado pelo governador Cid Gomes, da esposa e filhas e de lideranças políticas.
Já o voto do petista Elmano de Freitas está previsto para às 10h na Assembléia Legislativa, no Bairro Aldeota. Elmano de Freitas votará acompanhado da prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins, familiares e lideranças políticas
Para garantir a votação em toda a capital, o TRE conta com 400 urnas eletrônicas reservas levadas a locais estratégicos. Ao todo, são 4.156 urnas distribuídas para 591 locais de votação.
Locais de apuração
Segundo o TRE, houve apenas uma alteração nos locais de apuração em relação ao primeiro turno: na 118ª Zona Eleitoral, a apuração sairá do Colégio Maria Ester, na Serrinha, local do 1º turno, e será feita no Colégio 21 Educar, no Conjunto Prefeito José Walter. Em Fortaleza, haverá 13 locais de apuração – um para cada zona eleitoral da capital – para onde serão levados, após 17 horas, os cartões de memória contendo os votos das seções.
De cada local de votação, esses dados serão transmitidos para o computador do TRE, que concentrará a totalização dos votos de Fortaleza, fará a divulgação e enviará o resultado para o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Como votarNeste domingo,  eleitor precisa apenas levar um documento com foto para votar, mas precisa saber seu local de votação, número da zona e da seção eleitoral. O Tribunal Superior Eleitoral tem uma ferramenta que permite a consulta do número do título. Para checar o endereço da seção eleitoral e número da zona, também basta acessar o site do TSE.
O eleitor que deixar de votar neste 28 de outubro deve justificar a ausência entregando o Requerimento de Justificativa Eleitoral (RJE) preenchido na seção eleitoral mais próxima.
Polícia e segurança
O segundo turno das eleições em Fortaleza terá reforço de 1.158 policiais. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), somente a Polícia Militar trabalhará com 2.202 policiais, dedicados exclusivamente às eleições, fora o policiamento normal.
A Polícia Civil também montou esquema especial, com todas as delegacias distritais da capital funcionando no domingo de eleição. As delegacias de Roubos e Furtos, Roubos e Furtos de Veículos e Cargas, Divisão de Homicídios e Narcóticos também estarão de plantão. Na Superintendência da Polícia Civil será montado esquema especial para registros de boletins de ocorrência.
Também estarão de plantão os departamentos de Polícia Metropolitana (DPM), de Polícia Especializada (DPE), e de Inteligência Policial (DIP). As atividades de inteligência policial serão intensificadas.
De zero hora às 18 horas do domingo, estão proibidas a venda e o consumo de bebidas alcoólicas em locais púbicos, de acordo com portaria assinada pelo Secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Francisco Bezerra, por causa do 1º turno das eleições.
Frota de ônibus
No domingo (28), primeiro turno das eleições, a Etufor disponibiliza à população cerca de 1.500 coletivos, o que permitirá um aumento no número de viagens a partir das sete horas da manhã.
Como parte da programação, o monitoramento dos coletivos será intensificado para que sejam corrigidas de imediato possíveis ocorrências. Atualmente, todos os ônibus e vans já são equipados com Sistema de Posicionamento Global (GPS), que fornece informações em tempo real sobre as condições de trafegabilidade dos veículos. Devido à implementação da Tarifa Social, a exemplo do que acontece todos os domingos, o preço da passagem será mais barato: R$ 1,40 (inteira) e R$ 0,70 (meia).
Acessibilidade
O TRE-CE realizou vistoria em 591 locais de votação, em toda Fortaleza, e oficiou os gestores públicos – e Prefeitura – e os donos dos estabelecimentos privados, identificando as barreiras que dificultam o acesso das pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida nos locais de votação.
Os eleitores portadores de deficiência podem preencher um formulário informando a sua situação, para que nas eleições futuras seja melhorado o acesso às seções eleitorais. De acordo com o IBGE, um quarto da população cearense apresenta algum tipo de deficiência.

 

Postar um comentário