segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Serviços orientam eleitor para um voto consciente


Sites reúnem informações como o perfil dos políticos, suas propostas e intenções, para orientar a escolha
No próximo dia 7 de outubro, 190 milhões de brasileiros irão às urnas para escolher o prefeito e os vereadores de suas cidades. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em todo o País, mais de 15 mil candidatos pleiteiam uma vaga na prefeitura e outros 45 mil na câmara de vereadores. O Ceará conta com 526 candidatos às prefeituras e outros 13.601 candidatos a vereador. Para conhecer um pouco mais sobre os candidatos que irão lhe representar, o Tecno preparou uma lista de dez sites que podem ajudar o eleitor a conhecer mais sobre os perfis dos políticos, suas propostas e intenções.

Antes de ir à urna, o cidadão pode recorrer à internet para conhecer melhor os candidatos

Divulga Candidatos
Disponível na endereço divulgacand2012.tse.jus.br, a página do TSE reúne informações sobre os candidatos a vereador e a prefeito de todos os estados. A busca, feita pelo nome da cidade, mostra a descrição dos bens, certidões criminais, situação de processos em andamento, prestação de contas e propostas da campanha dos políticos.

Ranking Políticos
O site (www.politicos.org.br), criado por um professor e um administrador de empresas, compara e classifica políticos de todo o Brasil de acordo com quesitos como, fidelidade partidária, formação escolar, ficha limpa, combate a corrupção, assiduidade às sessões, despesas de gabinete, crescimento do patrimônio durante o exercício do cargo e combate e apoio a pautas como o aumento de tributos e gastos públicos. O eleitor pode dar ou tirar pontos dos políticos de acordo com as categorias escolhidas.

Prestação de Contas
No endereço www.tse.jus.br/eleicoes/repositorio-de-dados-eleitorais, o TSE divulga, pela primeira vez antes das eleições, dados sobre quem são os doadores dos candidatos. O eleitor pode acessar as planilhas sobre as despesas e recursos utilizados nas campanhas, a declarações de bens e dados sobre os partidos, coligações e vagas por cargo e unidade eleitoral.

Tribunal de Contas
No portal do Tribunal de Contas da União (TCU) (http://portal2.tcu.gov.br/portal/page/portal/TCU/comunidades/responsabilizacao/eleicoes) é possível saber se o candidato possui contas irregulares nos últimos oito anos. Está disponível no site a lista completa por estado ou procurar pelo nome completo do candidato e verificar a lista de responsáveis com contas irregulares encaminhadas à Justiça Eleitoral.

Projeto Excelências
O projeto (www.excelencias.org.br) traz informações sobre todos os parlamentares em exercício nas Casas legislativas das esferas federal e estadual e dos membros das Câmaras Municipais das capitais brasileiras, somando 2.368 políticos. Os dados são extraídos de fontes públicas e de outros projetos mantidos pela Transparência Brasil. No endereço, os políticos retratados podem apresentar argumentos ou justificativas referentes às informações divulgadas, como notícias, ocorrências na Justiça e Tribunais de Contas e informações patrimoniais.

Portal da Transparência
O site (www.portaltransparencia.gov.br) é dedicado a tornar públicas todas as despesas do governo federal. Ele tem uma lista de todas as despesas e transferências de dinheiro que o Governo Federal tem feito, incluindo a lista de todas as pessoas que recebem benefícios federais e quanto elas receberam. A atualização dos dados é mensal.

Vote na Web
Com o site www.votenaweb.com.br é possível saber que projetos foram criados e votados pelo político durante o tempo em que esteve em exercício. Estão disponíveis informações como datas de apresentação e votação e a situação de diversos projetos de lei, além do posicionamento do parlamentar e do povo sobre eles. É possível obter informações por candidato ou partido.

TJ e TRE
Nas páginas do Tribunal de Justiça e do Tribunal Regional Eleitoral (www.tre-ce.jus.br e www.tjce.jus.br) é possível acompanhar processos, acessar certidões de composições partidárias, crimes eleitorais, certidões negativas criminais, notícias sobre os crimes eleitorais, filiações partidárias e quitações eleitorais, além de locais de votação, zonas e situações eleitorais de cada cidadão.

Sites dos candidatos
Acompanhar os candidatos nas redes sociais, visitar seus sites e blogs pode ser uma das melhores maneiras de saber como o candidato se posiciona sobre assuntos polêmicos e cotidianos, importantes para a comunidade na qual o eleitor vive. Além disso, os sites são uma maneira fácil de interagir com os candidatos, perguntando-os sobre temas específicos de sua campanha.

Hotsite do Diário
O hotsite do Diário do Nordeste (http://eleicoes.diariodonordeste.com.br/2012) reúne notícias sobre as eleições 2012 no Ceará, infográficos, vídeos de debates dos prefeituráveis das principais cidades do Estado, além de uma compilação das últimas postagens feitas nas redes sociais dos candidatos. No site do Diário do Nordeste é possível acessar as notícias sobre as eleições no Ceará e no Brasil, além de poder pesquisar especificamente pelo nome de cada candidato.


Postar um comentário