segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

EDUCAÇÃO: RABO DE BURRO



Luiz Domingos de Luna*

O processo educacional na linda Chapada do Araripe na região sul do Estado do Ceará, sempre foi feito com sangue, suor e lágrimas, dada à eqüidistância da região, a capital cearense, fica a tecelagem do processo de desenvolvimento regional a mercê das ondas do poder temporal, assim a seta desenvolvimentista pode estar direcionada para a região norte, centro, centro sul e sul.

Ultimamente, a Região Sul do Ceará vem passando por  uma distorção de picos disformes que já dão sinais claros de Retrocesso Educacional, com o fechamento do turno  do primeiro educandário da Rede Publica  Oficial da Região  na Cidade Portal – Aurora(CE), Escola de Ensino Fundamental e Médio Monsenhor Vicente Bezerra com fundação em 15 de março,1927.

Há desde já, uma aptidão para o fechamento de outros educandários da rede pública estadual em outras localidades, bem como uma predisposição generalizada para  a redução dos salários já minguados dos construtores da civilidade e do processo normativo do Estado democrático de Direito na relação do ensino  aprendizagem – Os Professores, assim, diante deste panorama desolador, urge a necessidade que a classe esteja unida, coesa, integrada, para evitar o Retrocesso educacional generalizado, com prejuízo para toda a sociedade da chapada do Araripe, pois a falta  desta vigilância  pode gerar uma educação Rabo de Burro que cresce e  se desenvolve muito rápido,  mas para  o   horizonte das trevas absoluta.

(*) Professor da Escola de Ensino Fundamental e Médio Monsenhor Vicente Bezerra – Aurora – Ceará. Email falcaodouradoarte@hotmail.com

Nenhum comentário: