quarta-feira, 24 de julho de 2013

JUBILEU DE OURO SACERDOTAL DO PADRE VALDEMAR FERNANDES DE PINHO

 O Padre Valdemar celebrou Missa com o Pe. Adalmiran neste domingo, dia 20 de julho, na Igreja Mariz de Nossa Senhora da Conceição, em Farias Brito, onde, há 50 anos celebrou a Primeira Missa.
Padre Valdemar celebrou, também, no Sítio São João, na Capela de N. Sra. das Graças, em Nova Betânia, e as 19 horas deste domingo na Matriz de N. Sra. da Penha em Crato.

DADOS BIOGRÁFICOS:
Padre Valdemar nasceu no Sítio São João, município de Farias Brito-CE, a 1º de novembro de 1934, filho de Manoel Fernandes de Pinho e Alexandrina Gonçalves Lustosa. Recebeu o Sacramento do Batismo, na Capela de Santo Antonio, Distrito de Cariutaba/Jucás-CE. Fez a primeira comunhão aos 7 anos, na Capela de Nossa Senhora das Graças, Distrito de Nova Betânia/Farias Brito-CE. Entrou no Seminário da Sagrada Família, na cidade de Crato-CE, em fevereiro de 1950. Cursou Filosofia no EscolasticadoSão José, em Passo Fundo-RS. O seu estudo de Teologia foi no Seminário Cristo Rei, em Camaragibe-PE. Foi oedenado Sacerdote, por Dom Vicente Araujo Matos, a 7 de julho de 1963, na Catedral da Cidade de Crato-CE. No início de 1964 foi nomeado professor do Seminário da Sagrada Família e cursou a Faculdade de Filosofia, à noite, e colou grau em Letras Anglo Germânicas, na cidade de Crato-Ce. Em março de 1968 foi transferido para a cidade de Natal-RN, onde foi nomeado Pároco da Paróquia de São Sebastião, no bairro do Alecrim e simultaneamente Diretor do Instituto Sagrada Família pelo período de 4 anos. Permaneceu na Paróquia até maio de 1991. Juntamente com a função de Pároco de São Sebastião, acumulava a Capelania da Marinha tendo sido nomeado Capelão a 16 de julho de 1979. Em maio de 1991 foi transferido para a cidade do Rio de Janeiro, onde permaneceu exercendo a função de Capelão Naval, até abril de 1993, sendo transferido para Salvador-BA. Passou para reserva da Marinha em abril de 1994. Voltou para a cidade de Natal, sua Diocese de Origem, em maio de 1994, sendo lhe concedido uso de ordem para as capelas do Sagrado Coração de Jesus, no bairro do Planalto e a Capela de Nossa Senhora Rainha da Paz, no bairro de Petrópolis. Depois da Beatificação dos Mártires de Cunhaú e Uruaçú, em 2002, no ano seguinte dom Heitor criou a Paróquia, no bairro do Planalto, cujo Padroeiro é o Beato Ambrósio Francisco Ferro e, nomeou Pe. Valdemar com pároco desta referida Paróquia, o9nde permanece até a presente data.

Meu trabalho, todos sabem /
 Eu batizo e digo missa / 
Prego a paz a a justiça / 
Um conselho, onde cabe, /
 No ministério de Padre, / 
A Paróquia dirigir / 
Por todos a Deus pedir /
 E ao Mártir Francisco Ferro /
 nos proteja, e eu não erro /
 No presente e no porvir.

Pe. Valdemar Fernandes de Pinho
Postar um comentário