quarta-feira, 17 de julho de 2013

Reitora Pró-Tempore da UFCA toma posse quinta

Suely Chacon (Foto: Agência Miséria)
A Profª Suely Salgueiro Chacon toma posse na próxima quinta, dia 18, no cargo de Reitora Pró-Tempore da Universidade Federal do Cariri (UFCA), instituição criada com o desmembramento do campus da Universidade Federal do Ceará no Cariri. O evento será presidido pelo Prof. Jesualdo Pereira Farias, Reitor da UFC, no pátio da UFCA da UFC em Juazeiro do Norte, na av. Tenente Raimundo Rocha, s/n, no bairro Cidade Universitária.

A nomeação da Profª Suely Chacon foi publicada no Diário Oficial da União no último dia 1º, em portaria do Ministério da Educação, sob o nº 570. A nova Reitora graduou-se em Economia e fez mestrado em Economia Rural na UFC e, pela Universidade de Brasília (UnB), fez doutorado em Desenvolvimento Sustentável. Ela foi escolhida a partir de lista tríplice composta também pelos professores Ricardo Ness e Selma Torres.

A Lei nº 12.826, que criou a Universidade Federal do Cariri, data de 5 de junho passado e foi sancionada pela Presidenta Dilma Rousseff. A nova instituição de ensino superior do Ceará agregará os campi de Juazeiro do Norte, Crato e Barbalha – até então pertencentes à UFC – e os novos campi dos municípios de Brejo Santo e Icó, a serem construídos.

A professora Suely Salgueiro Chacon é graduada em Economia com mestrado em Economia Rural pela Universidade Federal do Ceará (UFC). É Doutora em Desenvolvimento Sustentável pela Universidade de Brasília (UnB).

Atualmente é Professora e Pesquisadora da Universidade Federal do Cariri (UFCA), ligada ao Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional Sustentável (PRODER). É também Diretora Executiva da Sociedade Brasileira de Economia Ecológica, Avaliadora Institucional do MEC/INEP, Líder do Grupo de Pesquisas Laboratório de Estudos Avançados em Desenvolvimento Regional do Semiárido (LEADERS/UFCA) e Pesquisadora da Rede Clima (MCT-INPE-UnB-UFC).

Exerceu vários cargos na academia. Foi professora e pesquisadora da Universidade Federal do Ceará (UFC) no Campus do Cariri de 2008 a 2013, onde ocupou a Vice-Diretoria do Campus, coordenadora Acadêmica do Campus e do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional Sustentável (PRODER).

Além disso, foi Bolsista de Produtividade do CNPq entre os anos de 2009 e 2012. Na Universidade de Fortalzeza (Unifor) foi professora e pesquisadora de 1996 a 2008, onde desempenhou as funções de Coordenadora do curso de Economia e Coordenadora do Núcleo de Pesquisa do Centro de Ciências Administrativas.

Exerceu o cargo de Presidente do Conselho Regional de Economia do Ceará

(CORECON-CE) em 2006 e 2007, e de Conselheira Federal pelo Ceará no Conselho Federal de Economia em 2007 e 2008. Tem experiência nas áreas de Economia, Socioeconomia, Meio Ambiente e Políticas Públicas, atuando principalmente nos seguintes temas: Semiárido, desenvolvimento regional, desenvolvimento sustentável, políticas públicas, organização social de pequenas comunidades, recursos hídricos, energia alternativa, gestão ambiental e economia.

Assessoria de Imprensa
Postar um comentário