quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Dia Mundial da Alimentação

Hoje, 16 de outubro, é o Dia Mundial da Alimentação. A data tem muito a ver com a atuação da Ematerce, visto tratar-se de uma empresa pública estadual que orienta os agricultores, sobretudo os familiares, seu público-alvo a plantar diversas cultivares e a criar bovinos, caprinos, ovinos, suínos e aves, de maneira correta, visando à produção e alimentos sadios e cultivados sem prejudicar o meio ambiente.


Alimentação Dia 12
Ematerce orienta plantio de diversas culturas, de forma racional, como mostra a foto.

Tem muito a ver com a importante data, pois, dentre as inúmeras ações extensionistas, no meio rural, orienta os agricultores familiares a empregar práticas agrícolas de preservação dos recursos naturais e  trabalhar pela sustentabilidade do meio ambiente. Algumas dessas práticas, para uma produção satisfatória, mediante o aumento da produtividade, merecem ser destacadas, como o plantio em curva de nível, o plantio direto, a aração da terra  para não tornar o solo infértil, adubação verde, o uso racional de agrotóxicos, a não poluição dos recursos hídricos, o não desmatamento, para citar as principais.


Alimentos

O presidente da Ematerce, Eng.º Agrº José Maria Pimenta Lima, (na foto em uma feira da Agricultura Familiar) diz que este Dia Especial é como que um grito, na consciência da humanidade, para cuidar melhor do planeta Terra a fim de que se assegure o futuro de uma vida salutar para as futuras gerações. No Ceará, a Ematerce dá a sua parcela de colaboração, quando da prestação de assistência técnica e extensão rural aos agricultores familiares, visando à preservação do meio ambiente e um desenvolvimento sustentável, sem destruir a natureza. “Orientar a produção de alimentos é um trabalho árduo, porém dignificante, haja vista contribuir para saciar a fome de milhões de pessoas, morando nas cidades e no interior.”, enfatiza Pimenta.

O por quê da data

agricultura familiar

O dia 16 de Outubro marca o dia da fundação da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura em 1945. A celebração do Dia Mundial da Alimentação foi estabelecida em novembro de 1979 pelos países membros na 20ª Conferência da Organização das Nações Unidas para a alimentação e a agricultura.

Objetivos do Dia Mundial da Alimentação

Alertar para a necessidade da produção alimentar e reforçar a necessidade de parcerias a vários níveis;
Alertar para a problemática da fome, pobreza e desnutrição no mundo;
Reforçar a cooperação económica e técnica entre países em desenvolvimento;
Promover a transferência de tecnologias para os páises em desenvolvimento;
Encorajar a participação da população rural, na tomada de decisões que influenciem as suas condições de vida.

DIA TOMATE

Segundo o assunto, pesquisado na internet, a criação da data ocorreu, o tema do Dia Mundial da Alimentação em 2013 é "Sistemas Alimentares Sustentáveis para Segurança Alimentar e Nutrição",
anunciado no início de cada ano pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) – dá foco à data e ajuda a aumentar a compreensão de problemas e soluções na busca pela erradicação da fome.

Hoje, conforme documento da FAO,  quase 870 milhões de pessoas, em todo o mundo, sofrem de desnutrição crônica. Modelos insustentáveis de desenvolvimento estão degradando o meio ambiente, ameaçando ecossistemas e a biodiversidade, que serão necessários para garantir o fornecimento de alimentos no futuro. Os clamores por profundas mudanças em nossa agricultura e nosso sistema alimentar se tornam mais frequentes e mais insistentes.

O documento da FAO indaga: como se pareceria um sistema alimentar sustentável? É possível passarmos da situação atual para essa proposta? O que precisaria ser mudado para nos mover nessa direção? O Dia Mundial da Alimentação 2013 é uma oportunidade para explorar essas e outras questões, e ajudar a fazer acontecer o futuro que nós queremos.


Assessor de Comunicação e Ouvidor
Jornalista Antonio José de Oliveira
antonio.jose@ematerce.ce.gov.br
Fone (85) 3217-7872
Twitter @ascomEmaterce
Postar um comentário