quinta-feira, 1 de maio de 2014

Congresso deve receber 4 mil visitantes no Dia do Trabalho


Divulgação
Visitação à CâmaraGuias estarão à disposição, entre 9 e 17h, para mostrar obras de arte, o funcionamento e a história da instituição.
As dependências da Câmara dos Deputados estarão abertas à visitação pública durante o feriado desta quinta-feira, 1º de maio, quando é celebrado o Dia do Trabalho.
Equipes de guias estarão à disposição do público entre 9 e 17 horas, com roteiros pré-definidos para proporcionar um conhecimento mais detalhado sobre as obras de arte, o funcionamento e a história da instituição. A visita é gratuita.
A expectativa é que cerca de 4 mil pessoas visitem a Câmara nesse 1º de maio e no fim de semana seguinte. No último feriado prolongado – o da Semana Santa, entre 17 e 20 de abril, que emendou com o de Tiradentes, no dia 21/4 – o número de visitantes atingiu 5.291 pessoas, uma média acima de mil por dia.
Em fins de semana normais, a Câmara recebe em média 750 visitantes. Esse volume aumenta em até 25% quando há feriados prolongados. A cada ano, são recebidos, em média, 180 mil visitantes na Câmara dos Deputados.
Copa do Mundo
Durante a Copa do Mundo de Futebol, é esperado um número ainda maior de visitantes, já que Brasília é uma das cidades-sede e abrigará sete jogos de seleções de diversos países.
Em resposta ao aumento da demanda, a visitação ampliará em uma hora seu horário de atendimento, passando a funcionar excepcionalmente entre 8h30 e 17h30. Haverá ainda visitas guiadas em inglês, francês e espanhol, em horários fixos.
Em dias de jogos da Copa em Brasília, o atendimento ocorrerá em horário reduzido: entre 8 e 11 horas, com visitas a cada 30 minutos.
Informações úteis
Oferecidas todos os dias, inclusive domingos e feriados, as visitas são conduzidas por guias treinados. Não há necessidade de marcação prévia, exceto para grupos acima de 15 pessoas.
As visitas ocorrem das 9h às 17 horas, com início a cada meia hora e partindo do Salão Negro (acesso pela rampa principal do Palácio do Congresso Nacional). A visita, com duração aproximada de 50 minutos, é organizada conjuntamente pelas equipes de Relações Públicas da Câmara e do Senado.
É importante saber:
- são proibidos, de segunda a sexta-feira, bermudas, shorts e chinelos tanto para homens quanto para mulheres, mesmo em período de recesso parlamentar.
- Bebidas alcoólicas, armas ou qualquer objeto que possa causar acidentes ou lesões são rigorosamente proibidos.
- Grupos com mais de 15 pessoas devem agendar a visita.
- Visitas em língua estrangeira ou em Libras também devem ser agendadas.
- Fotografias e filmagens são permitidas, exceto durante as sessões plenárias.
- As visitas seguirão diferentes roteiros de acordo com o número de visitantes, com a agenda de atividades do Plenário Ulysses Guimarães e com as orientações de segurança. Em situações especiais, poderão sofrer alterações ou ser interrompidas.
Mais informações sobre a visitação podem ser obtidas na página da Câmara na internet, pelo e-mail visitas@camara.leg.br, e pelos telefones (61) 3216 1771 e 3216-1772 (de segunda a sexta, das 9 às 17 horas) e (61) 3216 1768 (finais de semana e feriados).


Da Redação - RCA


Postar um comentário