quinta-feira, 22 de maio de 2014

Faltam 09 dias para encerrar o prazo para vacinação do rebanho contra aftosa


A Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa será encerrada no Ceará no próximo dia 31 de maio. Até lá, os produtores rurais devem ter comprado as doses necessárias para a vacinação do rebanho nas lojas credenciadas pela Agência de Defesa Agropecuária do Ceará (Adagri). A dose da vacina custa aproximadamente R$ 1,70 e a multa para quem não vacinar dentro do prazo será de aproximadamente R$ 16, por cabeça não vacinada.

Após a vacinação, os produtores devem declarar a vacinação nos escritórios da Adagri ou da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ematerce). O secretário adjunto do Desenvolvimento Agrário, Antônio Amorim, percorreu esta semana os municípios de Acaraú e Itapipoca, no Norte do Estado, para orientar os sindicatos rurais, secretarias municipais de Agricultura e produtores sobre a importância da vacinação.

A meta da campanha é vacinar 95% do rebanho bovino e bubalino do Estado e imunizar mais de 80% das propriedades. O presidente da Agência, Augusto Júnior, lembra que o prazo para a vacinação do rebanho não será prorrogado. “É uma determinação do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa) e nós temos que segui-la, por isso orientamos os produtores a não deixar a vacinação para a última hora”, reforça.

O Ceará foi reconhecido como zona livre nacional de febre aftosa com vacinação e pleiteia o reconhecimento internacional pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE). O secretário do Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins, e o presidente da Adagri, Augusto Júnior, participam da Assembleia Mundial dos Delegados da OIE, entre 25 e 30 de maio em Paris.

O titular da SDA demostra otimismo com o reconhecimento internacional. “Cumprimos todas as exigências da OIE e do Mapa e esperamos, junto aos demais estados do Nordeste e o Norte do Pará receber este reconhecimento, daí a importância dos produtores continuarem vacinando o rebanho”, comentou o secretário.

22.05.2014
Assessoria de Comunicação da SDA
Lúcio Filho / Amanda Sobreira ( asscom@sda.ce.gov.br / 85 3101.8105 - 8897.8510)
Twitter: @ImprensaSDA
Postar um comentário