quarta-feira, 4 de junho de 2014

Ceará lança Campanha “Quem Ama Abraça Fazendo Escola”


Abraço SeducA campanha Quem Ama Abraça Fazendo Escola será lançada no Ceará, nesta quarta-feira (04), às 15h30min, na Universidade do Parlamento Cearense (Unipace), no Auditório Frederico Gomes da Assembleia Legislativa. A ação visa fortalecer a escola, como campo privilegiado para a reflexão e a superação das diferentes formas de violência contra a mulher. O lançamento contará com as presenças do secretário Maurício Holanda, da coordenadora de Políticas Públicas para a Mulher, Mônica Barroso, e da coordenadora da Campanha, Schuma Schumaher.

A iniciativa é produzida pela Rede de Desenvolvimento Humano (Redeh) e do Instituto Magna Mater (IMM), em parceria com a Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM) do Governo Federal, Instituto Avon e apoio da Fundação Ford. No Ceará, conta com o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação e da Coordenadoria de Políticas Públicas para a Mulher, e Assembleia Legislativa. Este ano, a mesma campanha acontecerá em todos os Estados e no Distrito Federal. As escolas irão receber manual com informações para educadores e educadoras, gibi para os alunos, cartazes, e DVD com os clipes musicais, com cantoras e cantores brasileiros e estrelas mirins da música, que doaram suas vozes para a campanha.

Embora sejam responsáveis por 40% dos lares brasileiros e constituam 52% da população, as mulheres são vítimas frequentes de violência doméstica. Uma pesquisa recente, coordenada pelo sociólogo Julio Jacobo Waiselfisz, mostra que a taxa de homicídio no Brasil ficou em torno de 4,4 vítimas para cada 100 mil mulheres. 69% das vítimas femininas atendidas pelo SUS sofreram o ataque em suas próprias casas.

As crianças e os jovens que vivenciam essas experiências no seu dia a dia tornam-se vítimas dessa situação. Conforme especialistas, meninos e meninas podem sofrer sequelas físicas e psicológicas semelhantes às da própria pessoa agredida, desde ansiedade e depressão até dificuldades de aprendizagem, por exemplo. Esse cenário também pode reproduzir e promover a cultura da violência.

Quem Ama Abraça Fazendo Escola pretende ainda incentivar a escola e outros espaços de educação na coordenação e execução de uma ação articuladora e aglutinadora dos diversos canais sociais, públicos ou não, para a soma de práticas concretas de denúncia e enfrentamento da questão. A campanha vai ao encontro de um movimento denominado Programa Geração da Paz, executado pela Seduc em parceria com a Unesco, e desenvolvido pela Rede Estadual de Ensino para a transformação de suas relações com as escolas e comunidades onde estão inseridas, a fim de contribuírem na construção de uma ambiência promotora do bem estar, felicidade e paz.

03.06.2014
Assessoria de Imprensa da Seduc
Jacqueline Cavalcante ( jacquelinec@seduc.ce.gov.br / 85 3101.3972)
Postar um comentário