quinta-feira, 26 de junho de 2014

Copa tem desespero de Portugal no DF e jogo 'entre amigos' no Recife

Se Alemanha e EUA empatarem às 13h, ambos estarão classificados.
Portugal enfrenta Gana; às 17h tem Bélgica x Coreia e Argélia x Rússia.

Do G1, em São Paulo
 

As seleções dos Estados Unidos e da Alemanha decidem nesta quinta-feira (26) o primeiro lugar do grupo G. A partida será na Arena Pernambuco, no Recife, às 13h. O jogo marca o encontro de dois grandes amigos, os técnicos Jurgen Klinsmann, alemão que dirige o time norte-americano, e Joachim Low, treinador da seleção alemã. Os dois trabalharam juntos na Copa do Mundo de 2006, na Alemanha, quando Klinsmann era o técnico e Low era o seu auxiliar. Curiosamente, se o jogo terminar empatado, as duas equipes estarão classificadas.
No mesmo horário jogam Portugal e Gana, em Brasília. Estas duas equipes têm chances mais remotas de classificação para as oitavas de final da Copa do Mundo. Precisam vencer o jogo e torcer para que a outra partida tenha um vencedor, de preferência a Alemanha, para terem chances de passar pelo saldo de gols. Situação complicada.
Às 17h jogam Coreia do Sul e Bélgica em São Paulo e Argélia contra Rússia, em Curitiba. Os jogos vão definir o primeiro e segundo colocados do Grupo H. A Bélgica precisa só de um empate para ficar com o primeiro lugar. As outras três equipes têm chances matemáticas.
22/6 - Norte-americanos comemoram um dos gols da seleção dos Eua em Chicago (Foto: Scott Olson/Getty Images/AFP)Torcedores amnericano (Foto: Scott Olson/Getty
Images/AFP)
Alemães fazem a festa na Arena Fonte Nova (Foto: Yuri Girardi/G1)Torcida da Alemanha (Foto: Yuri Girardi/G1)
EUA x Alemanha, às 13h, no Recife
A seleção dos Estados Unidos conquistou os norte-americanos nesta Copa do Mundo. O último jogo, contra Portugal, teve recorde de audiência. O empate de Portugal no último minuto tirou a classificação antecipava, que parecia garantida. Agora os norte-americanos não podem perder para a Alemanha sob o risco de ficar fora da Copa. Já os alemães, depois do início arrasados contra Portugal, ficou no empate por 2 a 2 contra Gana e precisam mostrar que continuam fortes.
Por que ver este jogo: Porque quem ganhar pode vir a ser um adversário do Brasil nas semifinais da Copa. O vencedor vai terminar em primeiro lugar no Grupo G, e vai enfrentar nas oitavas-de-final o segundo colocado do Grupo H, e no decorrer dos cruzamentos poderá ser adversário do Brasil na semifinal, é claro, se a Seleção Brasileira chegar até lá.
O estádio: Situada em São Lourenço da Mata, localidade próxima ao Recife, a moderna Arena Pernambuco tem capacidade para 46 mil pessoas e custou R$ 532,6 milhões. Foi inaugurada em abril do ano passado e já sediou a Copa das Confederações.


Praia de Boa Viagem na Sexta-Feira Santa (Foto: Luna Markman/G1)Praia de Boa Viagem (Foto: Luna Markman/G1)
O que fazer: Pela manhã dá para passear pela orla da Praia de Boa Viagem. Um dos principais cartões-postais do Recife, tem uma orla de 8 km, extensa faixa de arrecifes e água morna. Além do banho nas piscinas naturais da maré baixa, quadras esportivas e quiosques, outra atração são os mergulhos em navios artificialmente naufragados. "A dica é levar dinheiro trocado para poder aproveitar a comodidade dos petiscos que passam. Amo a beleza de se ter piscinas naturais numa praia urbana."", recomenda a atriz Fabiana Karla, no Guia das Cidades da Copa do G1.
Torcida na Fan Fest Recife (Foto: Vitor Tavares / G1)Torcida na Fan Fest Recife (Foto: Vitor Tavares / G1)
Fifa Fan Fest: Após quase não ser realizada, a Fan Fest do Recife acabou sendo confirmada para todos os dias de jogos. Ela acontece no Cais da Alfândega, abre 1 hora antes da primeira partida do dia e fecha 1 hora depois. Não haverá atrações musicais, apenas exibição das partidas.
Depois do jogo: Como a partida entre México e Croácia termina tarde, quem ainda tiver pique para mais diversão no Recife pode procurar alguma das casas noturnas da cidade. Uma opção é o UK PUB, em Boa Viagem, que tem programação variada. A Galeria Joana D'Arc tem 20 anos de história e é um dos lugares mais frequentados da Zona Sul. Ao longo do dia, funcionam lojas de roupa, design, material para teatro e dança, espaços de beleza e estúdio de tatuagem. À noite, bares e restaurantes com boa culinária abrem para o happy hour e funcionam até de madrugada.
Ainda para aprovietar a noite, o cantor Alceu Valença sugere o Bar Central. "É o reduto de cineastas, atores e jornalistas." Frequentado no happy hour pelo público jovem e descolado, permite escolher a trilha sonora da noite colocando uma ficha na máquina jukebox. O cardápio reúne petiscos inspirados nas cozinhas judaica, indiana, vegetariana e tailandesa. As mesas se espalham até se encontrar com bares ao redor.
Previsão do tempo: Sol com nuvens.

Portugueses indo à Arena da Amazônia (Foto: Marcos Dantas/G1 AM)Portugueses na Copa (Foto: Marcos Dantas/G1 AM)
Ganeses se reúnem em bar de Ponta Negra para ir até a Arena das Dunas (Foto: Rafael Barbosa/G1)Ganeses no Brasil (Foto: Rafael Barbosa/G1)
Portugal x Gana, às 13h, em Brasília
A seleção de Portugal precisa golear o time de Gana e torcer por uma vitória da Alemanha contra os Estados Unidos para ter alguma chance de se classificar pelo saldo de gols. O time confia no talento do capitão Cristiano Ronaldo, que ainda não fez gol nesta Copa do Mundo.
Gana também precisa vencer por uma boa diferença de gols para ter chances.
Por que ver este jogo: Além da festa que a torcida portuguesa costuma fazer no estádio, a partida deve ser jogada com muita intensidade. O time de Gana não pára de correr um minuto sequer. E Portugal quer uma exibição honrosa, na sua provável despedida do Mundial.
O estádio: Demolido em 2010, o Estádio Nacional Mané Garrincha foi reinaugurado em maio de 2013. Aproximadamente 15 mil homens trabalharam na obra da arena, que tem capacidade para 72,8 mil pessoas. O custo total ficou em cerca de R$ 1,4 bilhão. Em 11 de junho de 2012, o operário José Afonço de Oliveira Rodrigues, de 21 anos, morreu em um acidente na construção, ao cair de uma altura de 30 metros. Foi a primeira das oito vítimas em obras de estádios da Copa do Mundo no Brasil.


Torcedores se concentram em frente ao Estádio Mané Garrincha, em Brasília, para jogo entre Brasil e Camarões (Foto: Vianey Bentes/TV Globo)Torcedores se concentram em frente ao Estádio Mané Garrincha, em Brasília (Foto: Vianey Bentes/TV Globo)
Dá tempo de visitar o Congresso Nacional antes do jogo (Foto: Paulo Guilherme/G1)Dá tempo de visitar o Congresso Nacional antes do
jogo Brasil x Camarões (Foto: Paulo Guilherme/G1)
O que fazer: A dica é levantar cedo para conhecer Brasília e depois partir para o estádio. A cerca de 5 km dali, fica a Praça dos Três Poderes. "Reúne o prédio do Itamaraty, o do Supremo [Tribunal Federal] e o Palácio do Planalto, além do próprio Congresso [Nacional]. Ali você tem uma ideia de como a cidade foi planejada", indica o ministro do STF


O torcedor também pode visitar a Catedral Metropolitana de Brasília, projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer. Outra opção é a Torre de TV, que fica ao lado do estádio. Foi inaugurada em 1967, com projeto de Lúcio Costa, inspirado na Torre Eiffel de Paris. Tem um mirante panorâmico a 75 metros de altura. Em sua base, há uma feira de artesanato.
Além disso, a cantora Ellen Oléria indica o Eixão do Lazer para quem quiser fazer uma atividade física. Ele corta a cidade de uma ponta a outra das asas Norte e Sul e, aos domingos e feriados, o trânsito é fechado para carros. Moradores e turistas usam a via como área de lazer.
Público assiste ao jogo entre Suíça e Equador na Fifa Fan Fest, no Taguaparque, em Taguatinga. (Foto: Natalia Aquino/G1)Público na Fifa Fan Fest, no Taguaparque, em
Taguatinga (Foto: Natalia Aquino/G1)
Fifa Fan Fest: Montado no Taguaparque, em Taguatinga, a Fifa Fan Fest do Distrito Federal tem o cantor Naldo Benny como principal atração desta segunda-feira. O funkeiro vai cantar sucessos como "Amor de chocolate" e "Se joga". A programação também tem DJs e o grupo de forró universitário Sotaque de Raiz.

Vale prestar atenção na lista de itens proibidos de entrar no local da festa: latas, copos, garrafas, coolers e isopores; fogos de artifício, armas, sprays, aerossóis, artefatos explosivos, de raio laser e similares; carrinhos de bebê, animais, bolsas e mochilas com mais de 40 cm; malas, pastas, filmadoras e câmeras com lentes maiores de 15 cm.

Depois do jogo: Dá para deixar o almoço para depois da partida e seguir alguma das indicações de famosos no Guia das Cidades da Copa do G1. Há desde opções mais rápidas, como a pastelaria Viçoca, sugerida pelo ator Murilo Rosa, até restaurantes como o Coco Bambu, recomendado pela embaixadora dos Estados Unidos no Brasil, Liliana Ayalde. O local fica em frente ao Lago Paranoá, que pode ser visitado após a refeição. Conhecido como "mar de Brasília", o lago tem, além de restaurantes, espaços culturais, áreas para caminhadas e bares com música ao vivo. Suas águas também são propensas para a prática de esportes.
Previsão do tempo: Sol com algumas nuvens.

Em apoio ao time, coreanos pintam rosto de tigre vermelho (Foto: Luiza Carneiro/G1)Coreanos pintam rosto (Foto: Luiza Carneiro/G1)
Torcedores belgas sofreram com vitória magra da selação (Foto: Euricles Macedo)Torcedores belgas (Foto: Euricles Macedo)
Coreia do Sul x Bélgica, às 17h, em São Paulo
A Bélgica, que era apontada como candidata a destaque nesta Copa ainda não jogou um futebol de encher os olhos. A Coreia do Sul muito menos. O jogo desta quinta-feira é a chance para os belgas, que já estão matematicamente classificados, mostrarem se tem potencial para brigar pelo título. E os sul-coreanos precisam vencer poruma boa diferença de gols para terem alguma chance.
Por que ver este jogo: A torcida sul-coreana faz muita festa no estádio, e em campo o time mostra muita disposição e também muita ingenuidade. Se a Bélgica se aproveitar disso, tem tudo para ser um jogo com muitos gols. E vale ver de perto o talento do meia belga Hazard.
O estádio: A Arena Corinthians foi construída entre 2011 e 2014 e custou R$ 1,2 bilhão. Tem capacidade para 69 mil torcedores, depois que foram erguidas as arquibancadas provisórias para a Copa. O estádio foi o palco da abertura do Mundial, entre Brasil e Croácia, no dia 12 de junho. Para chegar lá, o mais recomendado é usar o Metrô (Linha 3-Vermelha) até as estações Artur Alvim ou Itaquera. É possível, ainda, pegar o Expresso Copa da CPTM, na estação Luz, no Centro.

Torcedor colombiano faz selfie com a Arena Corinthians de fundo (Foto: Eduardo Verdugo/AP)Torcedor faz selfie com a Arena Corinthians de fundo (Foto: Eduardo Verdugo/AP)
O que fazer na cidade: São Paulo tem um universo de atrações de todos os tipos, então o turista deve selecionar o roteiro que pretende fazer para não se perder.
Como o jogo será às 17h, a sugestão é passear de manhã pelo Parque do Ibirapuera. O mais famoso espaço verde da cidade tem ciclofaixas, quadras, pista de cooper e outras atrações ao ar livre. A área também abriga prédios como o Museu de Arte Moderna (MAM), o Museu Afro Brasil, a Oca e o Auditório Ibirapuera (os dois últimos, projetados por Oscar Niemeyer). "Dá para passear, ver as exposições no MAM e na OCA e ainda visitar o Museu Afro", indica a atriz Bárbara Paz

Karine Nobre - Parque do Ibirapuera (VC no G1) (Foto: Karine Nobre - Parque do Ibirapuera (VC no G1))Parque do Ibirapuera  (Foto: Karine Nobre/VC
no G1)
Outra opção de visita para os torcedores pela manhã é o Museu do Futebol, que fica dentro do Estádio do Pacaembu. Além disso, é possível passear pela Avenida Paulista na hora do almoço. De lá, pegue o metrô para a Luz, de onde parte o Expresso Copa direto para o estádio, em Itaquera. Outra dica é passear pelo Centro Histórico de São Paulo, onde ficam o Mosteiro de São Bento e a Pinacoteca do Estado, ao lado da estação da Luz.
Fifa Fan Fest: O Vale do Anhangabaú, no Centro da capital paulista, recebe a Fifa Fan Fest, com capacidade para receber 35 mil pessoas. O palco tem 22 metros de altura por 40 metros de largura e um telão gigantesco.
Depois do jogo: A concentração de torcedores tem acontecido na região da Vila Madalena, na Zona Oeste de São Paulo, que reúne uma série de bares e restaurantes. A Rua Augusta também é uma boa opção para quem quer curtir a noite paulistana.
Previsão do tempo: Sol com nuvens.

Torcida da Argélia faz selfie antes da estreia do time em Belo Horizonte (Foto: Andrew Medichini/AP)Torcida da Argélia (Foto: Andrew Medichini/AP)
A torcida russa também estará presente no Maracanã para o jogo deste domingo; o russo Airat Bourgano e mais três amigos vieram ao Brasil como mochileiros e aproveitaram para assistir o jogo (Foto: Janaína Carvalho/G1)A torcida russa (Foto: Janaína Carvalho/G1)
Argélia x Rússia, às 17h, em Curitiba
A Argélia está embalada pela vitória sobre a Coreia do Sul por 4 a 2. Mostrou um futebol de força e velocidade, e pode se impor diante da Rússia, que até agora não jogou bem. Os russos vão organizar a próxima Copa do Mundo, em 2018, e um bom desempenho neste Mundial é importante para o futuro.
Por que ver este jogo: A partida marca a despedida de Curitiba da Copa do Mundo. E vale conferir se o time da Argélia tem condições de ir mais longe nesta Copa.
O estádio: A Arena da Baixada começou a ser reformada em dezembro de 2011 e só foi entregue à Fifa no dia 22 de maio deste ano, a 25 dias do início da Copa, com 99% das obras prontas. O orçamento estava previsto em R$ 184 milhões, mas superou os R$ 330 milhões.


Turistas tiram selfie em frente à Arena da Baixada, em Curitiba (Foto: Henry Romero/Reuters)Turistas tiram selfie em frente à Arena da Baixada, em Curitiba (Foto: Henry Romero/Reuters)
O que fazer na cidade: boas opções para conferir na capital paranaense são: o Bosque Alemão, o Bosque do Papa e o Jardim Botânico, um dos pontos mais visitados da cidade e criado à imagem dos jardins franceses. A estrutura funciona como estufa e abriga espécies botânicas e uma fonte d'água. O local também reúne o Museu Botânico e um espaço cultural.
Curitiba oferece ainda opções de gastronomia, no bairro italiano de Santa Felicidade, que tem uma série de restaurantes mantidos há anos por famílias de imigrantes. O frango com polenta é um dos pratos mais servidos.


Centenas de torcedores do Uruguai assistem ao jogo na Fifa Fan Fest de Curitiba (Foto: Euricles Macedo)Fan Fest de Curitiba (Foto: Euricles Macedo)
Fan Fest: A Fan Fest em Curitiba acontece na Pedreira Paulo Leminski e oferece, além das atrações nacionais, uma série de shows de bandas locais, DJs, grupos folclóricos, de teatro e humor. Ao todo, são mais de 70 atrações que se alternam no palco com a exibição dos jogos da Copa em telões. Nesta quinta, o destaque é a banda Test Drive. A banda mineira toca a partir das 19h05. Veja a programação completa da Fan Fest em Curitiba.
Depois do jogo: O ex-jogador Alex o Bar do Alemão: "Os turistas serão muito bem atendidos e tomarão um belo chope." Esse é um dos bares mais tradicionais do Largo da Ordem, no Centro Histórico de Curitiba. A decoração rústica e a culinária são tipicamente germânicas. O ex-atleta sugere, ainda, o Folha Seca: "O bar é totalmente temático sobre futebol, com boa música e uma caipirinha espetacular."
Previsão do tempo: Sol com muitas nuvens e chuva.

 

Postar um comentário