sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Ematerce realiza dia de campo amendoim


 
 Técnico da Ematerce Antônio Porto falando para agricultores e técnicos sobre amendoim

 A Ematerce , escritório local do Crato, realizou no dia 11 de novembro de 2014, no distrito de Monte Alverne,um dia de campo sobre amendoim, com foco na produção aplicando tecnologias, incluindo também reunião de sensibilização com o público beneficiário, alertando sobre as tecnologias essenciais para o plantio, demonstração de método sobre curva de nível e aplicação de calcário, conforme recomendação de análise de solo. As práticas disponibilizadas no evento fizeram parte da metodologia aplicada anteriormente tais como:seleção de agricultores para inclusão no programa Hora de Plantar 2015, com foco na cultura do amendoim;coleta de amostras do solo e envio para analise,na Embrapa e discussão dos resultados com os beneficiários.


Este trabalho objetiva  alcançar  novas áreas para plantio, incentivo e sensibilização para a atividade, agregação de valor ao produto e incremento de renda para as famílias rurais.


O município do Crato tem um histórico de produção da cultura do amendoim bastante expressiva no Estado porém, perdeu áreas por  diversos motivos tais como:  baixas precipitações pluviométricas, falta de sementes adequadas e difícil aquisição, em quantidades significativas, para plantios e  erosão genética das cultivares locais. Através do trabalho de revitalização da cultura do amendoim, pretende-se aliar frentes de enfrentamento às questões inerentes a cadeia produtiva do amendoim, partindo-se do manejo adequado da cultura ,para posterior ação na área da agro industrialização, favorecendo melhor oferta de produtos oriundos da atividade.

 
 Demonstração de preparo de solo para plantio de amendoim


A partir deste contexto, a Ematerce constatou a necessidade de implementar parcerias que viessem otimizar a produção , citando a Secretaria do Desenvolvimento Agrário – S.D.A. , Embrapa, Secretaria de Agricultura  do Crato, agentes financeiros, além da Associação dos Produtores e Produtoras de Amendoim e Outras Oleaginosas do distrito de Monte Alverne – APPAOODMA, através do presidente Expedito Ferreira .


 Participaram do evento, agricultores, técnicos ligados a extensão rural, autoridades e agentes financeiros. Representando a Secretaria do Desenvolvimento Agrário- S.D.A. participou Itamar Marques, Elcileide Mendonça – gerente regional da Ematerce Cariri Central, Antônio Porto , gerente local da Ematerce em Crato, Enrile Pinheiro , Secretário de Agricultura do Crato, Luiz Gonzaga,gerente do Banco do Brasil. Participaram ainda agentes de Ater dos municípios do Crato e Farias Brito: José Martinez e Renan Costa, além dos  técnicos do Crato , Nayara Ferreira, Moisés Domingos, Murilo Nogueira, Claudenísio Ribeiro, Raul Frutuoso, Adriano Saraiva e o  extensionista da Ematerce de Boa Viagem , Luiz Alberto .

 Assessoria de Comunicação da Ematerce
(85) 32177872
Postar um comentário