terça-feira, 5 de fevereiro de 2008

O Mestre da Música Clássica no Sertão Nordestino

Monsenhor Augusto Moreira, filho de Augusto Moreira e Raimunda Moreira, nasceu em terras de Quixará, estão pertencentes à Paróquia de Assaré no dia 05 de fevereiro de 1918. Ordenou-se a 18 de dezembro de 1943.
Com a morte do Cônego Manoel Feitosa foi provisionado a vigário de Quixará em dezembro de 1945, sendo Pe. Davi seu irmão nomeado seu cooperador.Este já tinha sido seu primeiro vigário.
Nesse período projetaram um santuário em honra à Virgem de Fátima, no alto denominado Moriá.
Posteriormente ,os donatários do terreno concederam que lá fosse construída a Nova Matriz de Nossa Senhora da Conceição em substituição ao Santuário.
Pe. Ágio comemorou o seu Jubileu de Ouro, na Sé Catedral em 18 de dezembro de1993.
A fundação de uma escola rural foi sempre o seu sonho , onde ele pudesse evangelizar, através da música clássica, o povo simples e humilde da zona rural ao sopé da serra do Araripe e esse sonho foi concretizado há mais de cinquenta anos.
Publicou: Um Sonho realizado, 1990, O Cajueiro e Padre Davi Moreira, 2004.
Recebeu do governo do Ceará a medalha da Abolição pelo seu trabalho como fundador e diretor da SOCIEDADE LÍRICA DO BELMONTE, que beneficia filhos de agricultores , ministrando técnicas, teorias musicais, bem como a bibliografia dos grandes compositores.Depois do aprendizado na escola eles passam a tocar o clássico, o popular e o folclórico e muitos deles se projetam como músicos lá fora.
Por todos esses méritos é que nós fariasbritenses nos congratulamos com a comunidade cratense e desejamo-lhes votos de saúde, paz e que ele possa levar adiante esse trabalho magnânimo.
O bem não faz barulho e o barulho não faz bem
D. Antõnio Mucciolo

4 comentários:

Unknown disse...

O texto faz referência ao Cônego Manoel de Araújo Feitosa, natural de Arneiroz, mas falecido em Quixará (atualmente, Farias Brito. Se alguém puder, sobretudo creio que os naturais de Farias Brito, ajudar-me, com dados, comentários ou fotos acerca dessa personagem, ficarei em grande dívida.
Meu contato: sergiofeitosa@oi.com.br

Unknown disse...

Olá, amigo, eu vi seu e-mail, já faz algum tempo, todavia, esse meu da OI vai apagando e quando vi, já não tinha mais o seu contato. Quero ligar pra você...
Mande um novo contato:

sergiofeitosa1@uol.com.br

Prof Cicero Menezes disse...

Veja Memorias do Quixará ai no Blog. Ou Ligue 88 3544 2922 88 9966 9458

Cicero Menezes

Prof Cicero Menezes disse...

cicero.menezes@bol.com.br